Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/11/2005 17:37

Bush já deixou o Brasil; o que foi tratado

Luciana Vasconcelos/ABr

A primeira visita de George W. Bush ao Brasil foi rápida e cercada de segurança. O presidente passou o domingo em Brasília e logo no início da manhã esteve com jovens líderes escolhidos pela embaixada dos Estados Unidos. Depois, se encontrou com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Após uma declaração à imprensa, onde trocaram elogios, Bush pôde experimentar o churrasco brasileiro na Granja do Torto. "A presença do presidente Bush entre nós expressa, em grau elevado, o aprofundamento do diálogo entre nossos governos", disse Lula.

Bush afirmou que ouviu, "alto e claro", o "recado" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto aos subsídios agrícolas praticados por países desenvolvidos. Segundo ele, os Estados Unidos estão dispostos a reduzir esses subsídios se receberem o mesmo tratamento dos países europeus.

Ainda falando sobre comércio, o chefe de Estado norte-americano disse que continuou no Brasil discussões que tiveram na Argentina, durante a 4ª Cúpula das Américas - que terminou no sábado (5). "Existe uma oportunidade em avançar no comércio e concordamos em discutir como podemos trabalhar juntos para competir com países como China, ou Índia. É do nosso interesse construir uma agenda única de negócios - eu chamo isso de Acordo de Livre Comércio das Américas; vocês chamam de Alca. O presidente (Lula) disse, 'veja, vamos trabalhar juntos em Doha e ver como vai, e depois vamos continuar trabalhando no Acordo de Livre Comércio das Américas'".

O próximo passo da Rodada Doha, que é um acordo de comércio mundial, será uma reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio que será realizada mês que vem em Hong Kong.

Bush também lembrou quando Lula esteve em Washington. "Eu fiquei impressionado com o seu comprometimento com o programa Fome Zero". Bush também disse estar impressionado com as reformas econômicas promovidas pelo governo brasileiro, agradeceu o comprometimento do Brasil com o Haiti e espera que o governo brasileiro possa estar presente para garantir eleições livres e justas naquele país.

Bush destacou que o Brasil tem se mostrado forte na luta contra o narcotráfico e terrorismo, mantendo as garantias constitucionais em mente. "Nós sempre mantivemos os direitos humanos à frente de nossa política. Mas também sabemos que precisamos trabalhar juntos para impedir aqueles que pretendem matar inocentes."

A visita serviu para estreitar as relações e nenhum acordo foi assinado. Em comunicado conjunto, os presidentes ressaltaram os laços mais estreitos e profundos entre os dois países baseados em valore e objetivos comuns, como promoção da democracia e luta contra o terrorismo. "Eu venho porque quero mandar um sinal de que a relação entre Brasil e EUA é importante. O Brasil é um amigo dos EUA. O Brasil é importante para criar as condições para fazer um continente de paz. É natural que trabalhemos com o maior país dessa vizinhança", disse durante encontro com jovens líderes.

Bush ainda fez uma palestra no Hotel Blue Tree. Este foi o último evento oficial antes de deixar o país com destino ao Panamá.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)