Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Bulimia - Aprenda como identificar e tratar

Agência do Rádio - 05 de setembro de 2006 - 07:43

A novela Páginas da Vida apresenta, na ficção, um problema muito real: a bulimia. O transtorno alimentar afeta, principalmente, adolescentes que têm medo de engordar. O psiquiatra Raphael Boechat explica como o distúrbio se manifesta na pessoa.

"Ela come sem parar e depois se sente mal, tanto do ponto de vista psicológico quanto do físico. Ela se sente culpada e empanturrada. E aí ela tende a tomar medidas compensatórias que normalmente é provocar o vômito, ou usar laxantes, diuréticos, ou até praticar atividade física de uma forma intensa."

O tratamento contra a bulimia pode ser desenvolvido em até três frentes: psicológico – por meio de terapias comportamentais –, psiquiátrico – com o uso de remédios anti-depressivos e que diminuem a compulsão alimentar –, e, ainda, nutricional – com a prescrição de uma dieta equilibrada e balanceada. Boechat destaca a importância de se identificar e tratar o distúrbio.

"Há como identificar observando se a pessoa está comendo de forma exagerada em um período curto de tempo e, também, se ela está provocando vômitos, tomando diuréticos, laxantes. À família, é importante observar isso e, a partir do momento que observar, incentivar a procurar um tratamento especializado."

O apoio da família e dos amigos também é fundamental para ajudar a pessoa a superar a bulimia.

De Brasília, Yuri Achcar

SIGA-NOS NO Google News