Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/02/2010 08:02

Bruna Girotto: Cadê o acento da "ideia”?

Bruna Girotto

Dentre as mudanças da nossa Língua Portuguesa, com a reforma ortográfica, está o desaparecimento do acento agudo da palavra “ideia”. E a plateia, com o acento que também foi aposentado, questiona essa mudança: “Para que isso? A Língua Portuguesa já não era difícil o bastante para criar mais confusão?” Segredinho: também acho.

Mas chorar não vai mudar a história. O negócio agora é fazer um esforcinho para entender a regra. Primeiro, você terá de lembrar de quatro regras básicas da ortografia: hiato, ditongo, oxítona e paroxítona. Os nomes são feios, mas seus significados são fáceis.

Ditongo é quando há um encontro de vogais na mesma sílaba, como pei-xe, fei-xe, bei-jo. No hiato, as vogais ficam em sílabas separadas como em gra-ú-do, sa-í-da, vi-ú-va. Viu, como é tranquilo?

Antes de continuar, só um adendo. As pessoas têm a mania de “falar” hiato, onde é ditongo. Quer ver só? Quem nunca ouviu alguém dizer gra-tu-i-to, quando o certo seria gra-tui-to. É a mesma regra para caso fortuito. Por isso é importante saber essas regrinhas consideradas chatas e inúteis por muitos.

Continuando: as palavras oxítonas são aquelas que têm a última sílaba tônica (muitos falam que tem a última sílaba ‘mais forte’). É o caso de Pará e Paraná. Já, nas paroxítonas a sílaba tônica é a penúltima, como Acre, mato, grosso, grande.

Agora, vamos unir o que aprendemos para entender a nova regra da ortografia: os ditongos EI, EU, OI, quando a palavra for paroxítona, não são acentuados. Só isso! Exemplos: ideia, geleia, joia e assembleia.

Se a palavra, no entanto, for oxítona, o acento continua, como chapéu e herói. E é o mesmo caso para palavras que tenham uma sílaba apenas (as monossílabas), como céu.

E foi por isso que o acento da “ideia” caiu. E a plateia do Cassilândia News não irá mais errar.

(Bruna Colagiovanni Girotto Fernandes é advogada especialista em Direito Tributário e jornalista do site Cassilândia News - www.cassilandia.com.br)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)