Cassilândia, Domingo, 26 de Maio de 2019

Últimas Notícias

10/02/2019 11:00

Brinque de correr no treino Fartlek

Sua Corrida

Correr na velocidade que você quiser, pelo tempo que achar adequado e no terreno que escolher. Parece brincadeira? Na verdade, trata-se de um treino que pode te ajudar a quebrar a rotina, ganhar resistência e velocidade: o fartlek (termo sueco justamente para “brincar de correr”).

No fartlek, você alterna corridas fortes e leves, decidindo a duração e a velocidade de cada trecho de acordo com sua percepção de esforço. Também pode mudar de terreno, acrescentar subidas e decidas. “Isso aumenta a capacidade funcional do coração e, consequentemente, aumenta o rendimento aeróbio, melhora a capacidade de utilização do oxigênio e retarda o surgimento de fadiga muscular. Além de provocar adaptações bioquímicas que auxiliam no processo de eliminação de resíduos metabólicos”, explica a treinadora Daisy Queiroz.

Excelente para iniciantes, esse treino ajuda o corredor a se acostumar com os trabalhos de velocidade e se adaptar gradualmente ao esforço exigido. Também é uma boa opção para veteranos cansados do formato rígido dos treinos de tiro. “O fartlek ajuda o corredor a trabalhar com processos de aceleração, ensinando-lhe a manter certa velocidade durante determinado tempo”, afirma Daisy.

A estratégia não precisa estar em sua planilha toda semana, mas é aplicável a qualquer fase do ciclo de treinamento.

Exemplo prático
Se o seu objetivo é uma prova de 10 km:
– Aqueça por 5’.
– Faça 8 a 12 repetições de 500 m (ritmo leve nas séries ímpares e ritmo de moderado a forte nas séries pares) com recuperação de 2’ de trote.
– Desaqueça com 5’ de trote.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 25 de Maio de 2019
11:34
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
Sexta, 24 de Maio de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)