Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brincadeiras criativas para seu filho comer melhor

ABC Med - 20 de maio de 2016 - 15:00

Como fazer seu filho, que não come bem, comer melhor sem estressá-lo?

Não se prenda a normas pré-estabelecidas. Você está em uma situação especial. E o objetivo maior é aumentar a ingestão de seu filho e o aporte calórico diário, mantendo o prazer de comer sem forçá-lo. Deixe a sua criatividade falar mais alto e lembre-se sempre: não force seu filho a comer o que não quer. Ele vai acabar se irritando cada vez que tiver que fazer uma refeição. Aproveite este momento para brincarem juntos e crie um ambiente agradável para vocês dois.

Algumas brincadeiras que podem ser feitas durante a refeição:

Brincadeira do Chico Leitão: Coloque a comida no talher e fale com a criança: “Eu vou deixar essa comida aqui, mas você toma conta dela e não deixa o Chico Leitão comer enquanto eu vou ali. O Chico Leitão é um porquinho muito levado que gosta de comer a comida da 'citar o nome da criança'". Geralmente as crianças comem o que está no talher e aí, quando você voltar, você fala com ela: “O Chico Leitão passou por aqui? Você viu? Ah, menino(a), quem comeu a comida da colher?”. As crianças se divertem, ainda mais se tiver mais de uma criança no mesmo ambiente. Você pode ir variando as frases para animar a brincadeira. Use a imaginação...

Brincando de leve e pesado com os talheres: "A colher está pesada com essa comida" (deixe a colher na altura da boca da criança), "será que 'citar o nome da criança' vai conseguir deixar ela leve?" Aí, quando a criança comer, mexa a colher para baixo mostrando que ficou leve.

O pote está cheio, vai ficar vazio...

TV e DVDs para distrair a criança enquanto come não são proibidos (lembre-se que aqui não existem regras). Existe um DVD do grupo Palavra Cantada com a música “Sopa do Neném”. Este é excelente para abrir o apetite. As crianças, principalmente aquelas entre 1 ano e meio e 3 anos gostam da música. É uma boa oportunidade para apresentar novos sabores. Faça um piquenique de legumes ou de frutas com seu filho e cante a música com ele. Vá substituindo o que aparece na letra da música pelos nomes dos legumes e frutas que você está oferecendo ao seu bebê.

Mudar o ambiente às vezes ajuda. Fale com a criança "hoje nós vamos almoçar fora", coloque uma mesinha no quintal, no jardim ou em qualquer outro lugar da casa, longe da mesa de refeições "oficial".

Trocar a pessoa que está dando a refeição à criança. No meio da refeição, procure mudar a pessoa que está oferecendo os alimentos à criança.

Preparar pratos coloridos, com alimentos formando caras de bichinhos, palhaços, caretas. Aí vá falando com a criança: agora “citar o nome da criança” vai comer o narizinho dele, a boquinha dele, etc.

Alegria e descontração são fundamentais na hora da refeição. Acreditar que a criança vai comer também ajuda muito. Se pular uma refeição, ela vai comer mais na próxima. Relaxe. Ter tempo disponível para fazer o que for necessário para seu filho comer bem é difícil, mas os resultados são muito bons.

Não se prenda às cadeirinhas para alimentar seu filho. É claro que elas são ótimas quando ele come bem. Mas obrigar uma criança que não se diverte comendo a ficar sentada e quieta durante todo o tempo de um almoço ou jantar é como dar murro em ponta de faca.

Todos sabem que é bom que as crianças se sentem à mesa com toda a família, mas com uma criança que não quer comer precisamos ter mais flexibilidade. Você pode tentar distrair seu filho enquanto ele está na cadeirinha, para aumentar o tempo que ele permanece nela, mas não brigue se ele quiser sair. Crie outros ambientes para que ele se alimente. Uma mesinha de quatro lugares, por exemplo. Coloque umas bonecas ou bichinhos de estimação sentados com seu filho para comer. Fale com ele: hoje "cite o nome da criança" vai almoçar/jantar com seus bichinhos de estimação. Enquanto você dá os alimentos na boca do seu filho, peça a ele para imaginar que está oferecendo um pouco para os bichos também (você pode dizer: "Vamos fazer de conta que o 'citar o nome do bicho de estimação' vai comer um bifinho agora. Dê o bife pra ele...". Você pode fazer na primeira vez e deixar que seu filho repita depois. Para isso, deixe um prato de plástico e talheres para que ele mesmo manuseie e ofereça alimentos aos bonecos.

Nem sempre regras rígidas são a melhor solução! Amplie sua capacidade de aceitar a mudança. Você pode se surpreender com os resultados alcançados.

Quando a criança tiver mais adaptada e relaxada na hora da refeição (e isso leva tempo), tente um retorno à mesa de refeições da família. Você não vai acreditar na alteração positiva do comportamento do seu filho.

E com crianças com sobrepeso ou obesas? Como proceder?

Crianças com sobrepeso ou obesas não devem ter muita distração durante o período de refeição para não aumentarem a ingestão desnecessariamente. As brincadeiras também não devem ser usadas para crianças que estão adaptadas à rotina de sentar e comer com tranquilidade na mesa de refeições da família – estas dispensam brincadeiras, pois o momento das refeições já é prazeroso para elas.

SIGA-NOS NO Google News