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Brasília reúne especialistas em asfalto-borracha

Maurício Cardoso/ABr - 01 de dezembro de 2003 - 10:01

A partir de hoje, os maiores especialistas mundiais em asfalto-borracha estarão reunidos em Brasília no Congresso Mundial “Asphalt Rubber 2003”. Criada na década de 60 nos Estados Unidos, a técnica da fusão e adição de borracha granulada de pneus ao ligante asfáltico está conquistando novos mercados e mudando o perfil das estradas em vários países do mundo.

Engenheiro e membro da comissão organizadora do evento, Paulo Gontijo define o asfalto- borracha como uma novidade de 40 anos de idade, que durante muito tempo ficou restrito aos mercados norte-americano e sul-africano por conta da patente internacional registrada por seus inventores. “Agora que a patente caiu em domínio público, vários países estão incorporando e disseminando tal técnica”, explica o engenheiro.

Promovido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e pela Rubber Pavement Association (RPA), o evento, que teve sua primeira versão realizada no ano 2000, em Portugal, apresentará mais de 50 trabalhos técnicos desenvolvidos por pesquisadores internacionais. Entre os palestrantes, um dos inventores do asfalto-borracha, George Way (EUA), e nomes de peso como Shakir Shatawi (EUA), Alex Visser (África do Sul), Antonio Pinello (Portugal).

O uso da tecnologia do asfalto-borracha pode solucionar um problema de dimensão mundial: dar destino final aos bilhões de pneus inservíveis espalhados pelo mundo. Estima-se que cerca de 2 bilhões de pneus são descartados anualmente. Só no Brasil, todo ano cerca de 30 milhões de pneus são depositados ilegalmente nos rios, lagos, lixões e depósitos clandestinos.

E Brasília pode ser o primeiro estado brasileiro a utilizar o asfalto-borracha em suas vias públicas. O engenheiro e diretor-geral do DER/DF, Brasil Américo Louly Campos, já encomendou estudos para o revestimento de 18 quilômetros do Eixo Rodoviário – do balão do aeroporto até o balão da granja do Torto – utilizando o asfalto borracha.

Segundo o diretor, a utilização de ligante asfáltico modificado com borracha granulada de pneus é uma excelente alternativa aos revestimentos alfáticos convencionais, pois oferece maior resistência à fadiga, ao envelhecimento e à derrapagem com um custo final bem menor.

O Asphalt Rubber 2003 acontece até a próxima quinta-feira (4), no Hotel Blue Tree.

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