Cassilândia, Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

01/12/2003 10:01

Brasília reúne especialistas em asfalto-borracha

Maurício Cardoso/ABr

A partir de hoje, os maiores especialistas mundiais em asfalto-borracha estarão reunidos em Brasília no Congresso Mundial “Asphalt Rubber 2003”. Criada na década de 60 nos Estados Unidos, a técnica da fusão e adição de borracha granulada de pneus ao ligante asfáltico está conquistando novos mercados e mudando o perfil das estradas em vários países do mundo.

Engenheiro e membro da comissão organizadora do evento, Paulo Gontijo define o asfalto- borracha como uma novidade de 40 anos de idade, que durante muito tempo ficou restrito aos mercados norte-americano e sul-africano por conta da patente internacional registrada por seus inventores. “Agora que a patente caiu em domínio público, vários países estão incorporando e disseminando tal técnica”, explica o engenheiro.

Promovido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e pela Rubber Pavement Association (RPA), o evento, que teve sua primeira versão realizada no ano 2000, em Portugal, apresentará mais de 50 trabalhos técnicos desenvolvidos por pesquisadores internacionais. Entre os palestrantes, um dos inventores do asfalto-borracha, George Way (EUA), e nomes de peso como Shakir Shatawi (EUA), Alex Visser (África do Sul), Antonio Pinello (Portugal).

O uso da tecnologia do asfalto-borracha pode solucionar um problema de dimensão mundial: dar destino final aos bilhões de pneus inservíveis espalhados pelo mundo. Estima-se que cerca de 2 bilhões de pneus são descartados anualmente. Só no Brasil, todo ano cerca de 30 milhões de pneus são depositados ilegalmente nos rios, lagos, lixões e depósitos clandestinos.

E Brasília pode ser o primeiro estado brasileiro a utilizar o asfalto-borracha em suas vias públicas. O engenheiro e diretor-geral do DER/DF, Brasil Américo Louly Campos, já encomendou estudos para o revestimento de 18 quilômetros do Eixo Rodoviário – do balão do aeroporto até o balão da granja do Torto – utilizando o asfalto borracha.

Segundo o diretor, a utilização de ligante asfáltico modificado com borracha granulada de pneus é uma excelente alternativa aos revestimentos alfáticos convencionais, pois oferece maior resistência à fadiga, ao envelhecimento e à derrapagem com um custo final bem menor.

O Asphalt Rubber 2003 acontece até a próxima quinta-feira (4), no Hotel Blue Tree.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 30 de Setembro de 2020
Terça, 29 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Segunda, 28 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)