Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasília passa a ter telefone fixo com oito dígitos

Fabiane Sato - 24 de junho de 2005 - 13:22

A partir de meia noite desta sexta-feira (24 de junho) os números de telefones de Brasília e da região do entorno passam a ter oito dígitos. Será acrescido o algarismo 3 antes de todos os números de telefone que têm sete algarismos. Todos os telefones de autarquias, órgãos e empresas do Governo Federal e do Distrito Federal, empresas e entidades públicas e privadas, bancos, shoppings, todas as embaixadas, Judiciário, Câmara e Senado amanhecem, neste sábado, com o algarismo 3 antes do número de telefone atual. Não há mudança de número de telefone. Apenas será acrescentado o 3 antes dos números existentes de sete algarismos. Em MS, a previsão é que o oitavo dígito seja inserido em outubro desse ano.

A Brasil Telecom iniciou em fevereiro a implantação do oitavo dígito nos números de telefones fixos de todos os estados onde opera: Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.Toda a planta instalada da empresa, com 10,7 milhões de linhas, estará completamente adaptada até novembro deste ano. Para atender ao Plano Nacional de Numeração da Anatel, a Brasil Telecom está acrescentando o algarismo 3 antes do número dos telefones.

O acréscimo do dígito 3 aos números de telefones fixos da Brasil Telecom que têm sete dígitos está sendo feito de forma programada por Áreas de Numeração (DDD) dentro dos estados cobertos pela empresa. A mudança é prevista na Resolução 86 da Anatel de 30 de dezembro de 1998 e o prazo para sua conclusão é até 31 de dezembro de 2005.
O primeiro estado a ter sua planta completamente adaptada foi o Acre, no dia 26 de fevereiro. Na seqüência, Tocantins, Rondônia e Paraná também concluíram todo o processo por todo o estado com sucesso. Nos demais estados o trabalho vem sendo desenvolvido de acordo com o planejamento traçado. Em Brasília, a mudança está programada para esta madrugada de 25 de junho. Além de cumprir o regulamento da Anatel, o acréscimo do dígito 3 vai permitir a Brasil Telecom planejar crescimentos futuros na planta.

A Brasil Telecom vem comunicando as alterações com antecedência para que os clientes possam reprogramar aparelhos de fax e de serviços inteligentes (Discagem Abreviada, Serviços de Transferência, Fale.com, Secretária Eletrônica Virtual etc), serviços de alarmes e de número de provedor de acesso à internet (para acesso discado). Também será preciso atualizar as agendas, inclusive as do celular, para incluir o dígito 3 à frente do número atual. Empresas com equipamentos PABX devem consultar os serviços de manutenção para realizar eventuais reprogramações.

Apesar de a regra ser simples e única - acrescentar o 3 antes do telefone desejado - durante os primeiros 120 (cento e vinte) dias após cada implementação, as centrais da Brasil Telecom estarão informando os clientes e usuários do sistema telefônico o novo procedimento para completar as chamadas, conforme o tipo de chamada (local, interurbana, a cobrar, internacional).




SIGA-NOS NO Google News