Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/12/2015 11:00

Brasileiros usam mais bicicletas para irem ao trabalho

Por Reubem Dourado - Fitness Journal

Em matéria exibida essa semana no Bom dia Brasil da rede Globo foi mostrado um estudo inédito, informando que os brasileiros estão cada vez mais usando a bicicleta para ir ao trabalho.

O estudo da ONG Transporte Ativo entrevistou cerca de 5 mil ciclistas em mais de 10 cidades. Os entrevistados tem os seguintes perfis idade entre 25 e 44 anos e remuneração em torno de 1 a 2 salários mínimos, os ciclistas entrevistados também informaram que pedalam 5 dias ou mais por semana para ir ao trabalho.

O principal motivo para os ciclistas utilizarem esse meio de transporte é a rapidez e a praticidade no que se refere ao tempo que se perde nos engarrafamentos nas grandes cidades. O que mais incomoda os ciclistas hoje nas grandes cidades é a falta de estrutura, ou seja, muitos buracos e o desrespeito das pessoas que utilizam veículos motorizados no trânsito, além de bloqueio da ciclovias por parte de estacionamento de veículos e colocação de lixo e materiais em locais inadequados. Metade da amostra entrevistada informou que se houvesse um número maior de ciclovias nas grandes metrópoles brasileiras utilizariam mais suas bicicletas.

Em Salvador, foi criado em 2013, pelo atual prefeito ACM Neto o projeto de sustentabilidade “Salvador Vai de Bike” também conhecido como “Bike Salvador” executado através de Termo de Concessão de Uso pela Serttel em parceria com o banco Itaú. Salvador possui mais de 35 postos com compartilhadas e cedidas para a comunidade.

Nesse movimento é contemplado sete eixos estratégicos:

Estações públicas de compartilhamento de bicicletas;

Ampliação e requalificação de infraestrutura cicloviária da cidade;

Conscientização, educação, capacitação e atividades permanentes Pró-Bike;

Circuitos de lazer, turismo e cultura(ciclofaixas);

Políticas públicas;

Desenvolvimento econômico e comunitário;

Eventos ciclísticos, competições esportivas ligadas ao setor.

Contudo, apesar de ter sido uma excelente iniciativa, o movimento ainda tem muito a crescer, pois estes postos não cobrem toda a região soteropolitana, principalmente a periferia. Acredito também que empresas devam apoiar esse movimento adequando uma infraestrutura para aquele trabalhador que adota um estilo de vida saudável e que colabora com a preservação do meio ambiente.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)