Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasileiros saem do Líbano pensando em voltar

Juliana Cézar Nunes/ABr - 15 de agosto de 2006 - 07:00

Cerca de 260 brasileiros que fugiram do conflito no Líbano embarcam hoje (15) em um vôo da Varig para o Brasil. A maior parte deles pretende voltar ao país assim que a situação ficar estável e não houver mais risco de enfrentamentos armados.

A paulista Sônia Habre está entre os que partem pensando no retorno. Ela mora há 24 anos no Líbano. Resolveu deixar o país depois que uma torre de telecomunicações próxima à sua casa foi bombardeada. Casada com um libanês que trabalha na Arábia Saudita, pensa na viagem ao Brasil como uma visita longa.

“É a primeira vez que tenho tanto medo, que vejo uma guerra aqui. Via pela televysão e achava que era em outro país. Que não ia chegar perto”, conta. “Depois que tiver certeza que tudo está em paz novamente, volto para o Líbano. Estou há muitos anos longe do Brasil. É um país muito diferente hoje. Não conheço mais o Brasil.”

Filha de uma brasileira, Daniela Rabah, 20 anos, viaja nesta terça sozinha no vôo da Varig. Ela pretende praticar o português que aprendeu em casa e que planejava aprimorar em uma viagem de estudos ao país e não por necessidade.

“Meus pais ainda estão no Líbano. Eles decidiram me mandar para o Brasil com medo da voz (barulho) das bombas, mas assim que a situação melhorar, eu volto”, garante a jornalista recém-formada, praticante do islamismo e adepta do véu.

“Quando começou a guerra, faltavam três dias para a minha formatura. Tinha festa marcada e tudo. Tivemos que cancelar. Mas vamos fazer quando eu voltar para o Líbano. É um país lindo e calmo. Você precisava conhecer Beirute. Como estava linda.”

SIGA-NOS NO Google News