Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasileiros recebem hoje na Índia prêmio Mahatma Gandhi

02 de outubro de 2006 - 14:42


No aniversário de Mahatma Gandhi, dois brasileiros estão recebendo hoje na Índia o prêmio que leva o nome do líder pacifista: a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (PA), Maria Ivete Bastos, e o padre Edilberto Sena. Concedido pela Organização Não-Governamental (ONG) indiana Navdanya, a premiação é um reconhecimento da luta do Fórum de Defesa da Amazônia contra o avanço destrutivo do agronegócio sobre a floresta.

A bióloga e educadora ambiental Adriane Xavier Hager disse à Radiobrás que a Frente de Defesa da Amazônia foi formada em 2003. “É um movimento popular do qual podem participar tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Nós temos representantes de instituições, de outros movimentos e pessoas que vão lá apenas por se identificar com a causa e com os objetivos da frente”, acrescentou.

Ela explicou que é difícil estimar o número de participantes da frente. “Fazemos reuniões ordinárias todas as terças-feiras, das 19h30 às 21 horas, abertas ao público (o movimento não tem sede própria, por isso se reúne no quintal da casa paroquial)”, afirmou. “Participam sempre pessoas dos movimentos quilombola, indígena, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, da Comissão Pastoral da Terra, da Pastoral da Juventude. Mas o número varia muito”.

Hager afirmou ainda que a premiação ajuda a mostrar aos moradores do oeste paraense que “não ficar calado pode fazer uma grande diferença”. Ela ponderou que o movimento não busca reconhecimento internacional, sim a mudança no projeto de desenvolvimento implantado na região. “A nossa intenção é expandir cada vez mais e fazer com que os outros municípios tenham uma frente que se contraponha a esse modelo que nós não achamos correto para a Amazônia”, argumentou. “É um modelo que enriquece um pequeno grupo, em detreminto do empobrecimento da grande parcela da população”.

A ONG Navdanya é liderada por mulheres e trabalha em defesa da agricultura tradicional, combatendo o uso de sementes transgênicos (geneticamente modificadas). A entidade foi fundada em 1983 por Vandana Shiva, pesquisadora e militante ambiental. Ela esteve em Santarém em julho deste ano, acompanhando a visita do líder máximo da Igreja Ortodoxa, o Patriarca Bartolomeu I, durante o 6º Simpósio Internacional Religião, Ciência e Meio Ambiente.

É a primeira vez que o Prêmio Mahatma Gandhi é entregue na Amazônia. Bastos e Sena, que já sofreram ameaças de morte, viajaram para a capital da Índia, Nova Delhi, na última sexta-feira (29). A previsão é de que eles retornem ao Brasil no próximo domingo (8).



Agência Brasil

SIGA-NOS NO Google News