Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasileiros no exterior poderão enviar dinheiro e poupar

Ana Paula Marra e Nelson Motta /ABr - 23 de junho de 2004 - 10:59

A partir de hoje, brasileiros que vivem em outro país poderão enviar pela internet dinheiro para a família residente no Brasil e ainda fazer uma poupança. As transações terão um custo reduzido – cerca de 3% do valor de cada transferência – e a garantia de que o dinheiro chegará ao destino. A novidade será anunciada hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lançará o Programa Especial de Remessa para o Brasil de Recursos Residentes no Exterior, da Caixa Econômica Federal (CEF).

Atualmente, a maior parte das remessas do exterior para o Brasil é feita pelos sistemas não formais, devido à permanência de brasileiros sem documentação no exterior. Muitos, por não utilizarem o sistema bancário convencional, acabam pagando altas tarifas pela remessa – cerca de 8% do valor de cada transação.

O número de brasileiros emigrantes é estimado em mais de 2 milhões. E a cada dia cresce o volume de transações financeiras: no ano passado atingiu US$ 2,9 bilhões, segundo o Banco Central. O novo programa permitirá que o débito seja feito diretamente no cartão de crédito da pessoa que realizar a transferência. Inicialmente, apenas os cartões Visa serão aceitos, mas a Caixa pretende buscar, em curto prazo, parcerias com outras administradoras de cartões, garante o vice-presidente de Ativos de Terceiros da CEF, Wilson Risolia Rodrigues.

“A meta é formalizar a remessa de recursos para o Brasil e reduzir custos. Queremos, também, dar assistência aos que moram fora e ajudar o governo brasileiro a ter maior controle dos recursos depositados em bancos brasileiros, proporcionando assim a sua aplicação na geração de trabalho e renda”, explicou Rodrigues.

O brasileiro interessado no programa deverá abrir uma conta corrente eletrônica simplificada, chamada e-conta, por meio do site da Caixa (www.cef.gov.br). A partir daí estará apto a solicitar o serviço direto em conta para crédito pessoal ou de terceiros. O dinheiro remetido do exterior, depois de autorizado pela administradora do cartão de crédito, estará disponível em dois dias úteis. Para efetuar as remessas, é preciso ser cidadão brasileiro, nato ou naturalizado, e possuir um Cadastro de Pessoa Física (CPF) válido no Brasil.

O emigrante que desejar formar uma poupança por meio do e-conta só poderá sacar o dinheiro quando retornar ao Brasil.

SIGA-NOS NO Google News