Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/06/2004 10:59

Brasileiros no exterior poderão enviar dinheiro e poupar

Ana Paula Marra e Nelson Motta /ABr

A partir de hoje, brasileiros que vivem em outro país poderão enviar pela internet dinheiro para a família residente no Brasil e ainda fazer uma poupança. As transações terão um custo reduzido – cerca de 3% do valor de cada transferência – e a garantia de que o dinheiro chegará ao destino. A novidade será anunciada hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lançará o Programa Especial de Remessa para o Brasil de Recursos Residentes no Exterior, da Caixa Econômica Federal (CEF).

Atualmente, a maior parte das remessas do exterior para o Brasil é feita pelos sistemas não formais, devido à permanência de brasileiros sem documentação no exterior. Muitos, por não utilizarem o sistema bancário convencional, acabam pagando altas tarifas pela remessa – cerca de 8% do valor de cada transação.

O número de brasileiros emigrantes é estimado em mais de 2 milhões. E a cada dia cresce o volume de transações financeiras: no ano passado atingiu US$ 2,9 bilhões, segundo o Banco Central. O novo programa permitirá que o débito seja feito diretamente no cartão de crédito da pessoa que realizar a transferência. Inicialmente, apenas os cartões Visa serão aceitos, mas a Caixa pretende buscar, em curto prazo, parcerias com outras administradoras de cartões, garante o vice-presidente de Ativos de Terceiros da CEF, Wilson Risolia Rodrigues.

“A meta é formalizar a remessa de recursos para o Brasil e reduzir custos. Queremos, também, dar assistência aos que moram fora e ajudar o governo brasileiro a ter maior controle dos recursos depositados em bancos brasileiros, proporcionando assim a sua aplicação na geração de trabalho e renda”, explicou Rodrigues.

O brasileiro interessado no programa deverá abrir uma conta corrente eletrônica simplificada, chamada e-conta, por meio do site da Caixa (www.cef.gov.br). A partir daí estará apto a solicitar o serviço direto em conta para crédito pessoal ou de terceiros. O dinheiro remetido do exterior, depois de autorizado pela administradora do cartão de crédito, estará disponível em dois dias úteis. Para efetuar as remessas, é preciso ser cidadão brasileiro, nato ou naturalizado, e possuir um Cadastro de Pessoa Física (CPF) válido no Brasil.

O emigrante que desejar formar uma poupança por meio do e-conta só poderá sacar o dinheiro quando retornar ao Brasil.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)