Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasileiros no exterior já enviaram US$ 2 bilhões

Gustavo Bernardes/ABr - 22 de junho de 2004 - 20:14

O volume de recursos estrangeiros enviados para o país por brasileiros que moram ou trabalham no Exterior tem crescido nos últimos anos. Entre 2000 e 2003 a receita bruta trazida ao país por essa forma de remessa aumentou 81,5%, passando de US$ 2 bilhões, segundo dados do Banco Central. Esses recursos já representam mais de 10,5% de todos os investimentos estrangeiros diretos trazidos ao país. Os dados referem-se apenas aos residentes brasileiros - com relacionamento ou parentesco entre beneficiários brasileiros - que migraram para outros países com intenção de permanecer por mais de um ano no Exterior.

A maior parte do dinheiro vem dos Estados Unidos (55%), ficando o Japão em segundo lugar com 27%. Entre os onze maiores remetentes de dinheiro para o Brasil estão os países membros do G-7 (Grupo dos mais ricos) e nações como Portugal e Angola que desde 2003 têm aumentado a participação do grupo dos países que mais remetem dinheiro via brasileiros.

A remessa de dinheiro por brasileiros que estão hoje nos Estados Unidos é um dos temas a serem tratados pelo Presidente Lula em sua viagem àquele país.

SIGA-NOS NO Google News