Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasileiros: mais dificuldade para quitar as dívidas

Agência do Rádio - 18 de fevereiro de 2008 - 07:41

No mês de janeiro, a inadimplência dos consumidores aumentou 6,9%, em relação ao mesmo mês do ano passado. O Indicador Serasa de Inadimplência, realizado em todo o País, apontou as dívidas bancárias como o primeiro lugar da lista da falta de pagamento, com participação de 42,6% no indicador. Desde 2003, essa é a maior inadimplência registrada com bancos no primeiro mês do ano. Em janeiro de 2007, as pendências com instituições financeiras representaram 36,2%. Em segundo lugar na pesquisa, aparecem as dívidas com cartões de crédito e financeiras, com participação de 31% no índice de janeiro. Para o economista César Gomes, a alta inadimplência no início do ano acontece porque o brasileiro ainda não aprendeu a fazer compras a prazo.


"A inadimplência no Brasil, normalmente, aumenta muito nos dois ou três primeiros meses do ano porque o brasileiro ainda não aprendeu a fazer as suas compras de Natal sem aumentar demais a quantidade de cheque pré-datado emitido. Então, o brasileiro precisa, nesse ano de 2008, tomar a seguinte lição de economia: você só pode gastar 90% do que você ganha. Como você vai fazer isso? Reúna sua família, diminua o seu padrão de consumo, porque senão você vai continuar, todo ano, pagando esses juros dos bancos, a ponto de que os bancos estão divulgando os balanços com o lucro superior a 50% do lucro de 2006. E, em 2008, a tendência é que os juros ainda sejam maiores."

De acordo com o economista, as dívidas com as grandes instituições acabam sendo deixadas por último, porque a maioria dos consumidores prefere pagar antes impostos, como IPTU e IPVA; e as matrículas escolares.

De Brasília, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News