Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasileiros e bolivianos discutem polo de gás

07 de abril de 2004 - 10:21

Autoridades brasileiras e bolivianas se reúnem nesta quarta-feira,dia 7 de abril, em Brasília, para discutir a implantação do pólo gás químico bi-nacional na fronteira dos dois países, entre o município de Corumbá (MS) e as cidades de Puerto Suarez e Puerto Quijarro. Também vai ser analisada a viabilidade econômica de instalação de geradores elétricos nos departamentos de Beni e Pando, na região de fronteira com Rondônia.
A reunião vai ser realizada às 16h no Ministério das Minas e Energia e contará com a presença dos ministros brasileiros Dilma Roussef e Celso Amorim (Relações Exteriores), e os bolivianos Juan Ignácio Siles (Relações Exteriores) e Antonio Araníbar (Minas e Combustíveis), além do senador Delcídio do Amaral (PT/MS), ex-ministro das minas e energia e ex-diretor de gás da Petrobrás.
Também está na pauta do encontro a manutenção do preço diferenciado ( US $ 1,40 / milhão de BTUs ) para o gás natural que vem da Bolívia e vai abastecer a usina termelétrica de Corumbá. A TermoPantanal já está em obras e terá sua primeira fase inaugurada até o final do ano.
Os entendimentos para a implantação do pólo gás-químico e dos projetos de hidreletricidade no Brasil e na Bolívia começaram em janeiro deste ano, quando a ministra Dilma Roussef visitou La Paz.Na ocasião foi acertada a formação de uma comissão bi-lateral para estudar a viabilidade econômica de projetos de geração de energia e beneficiamento do gás natural na região de fronteira entre os dois países. Com 54 trilhões de pés cúbicos, a Bolívia possui uma das maiores reservas de gás natural do mundo.

SIGA-NOS NO Google News