Cassilândia, Quarta-feira, 01 de Março de 2017

Últimas Notícias

29/06/2011 11:19

Brasileiros devem tentar se prevenir contra restrições de entrada na Europa, dizem autoridades

Renata Giraldi, Agência Brasil

Brasília – A informação de que, pelo segundo ano consecutivo, os brasileiros são os estrangeiros que sofrem mais restrições para entrar em países da União Europeia por via aérea aumentou o alerta das autoridades no Brasil. Segundo a Agência Europeia de Controle de Fronteiras (Frontex), o brasileiro forma o sexto grupo com mais permanências ilegais detectadas.

“Não temos essas informações porque o que nos chegam são reclamações de brasileiros que se sentem injustiçados de alguma forma. Mas o dado é preocupante da mesma forma”, disse à Agência Brasil a diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior do Itamaraty, Maria Luiza Ribeiro Lopes da Silva.

Pelos dados da Frontex, divulgados segunda-feira (27) pela BBC Brasil, apenas em 2010, 6.072 brasileiros foram impedidos de entrar na Europa. Os números equivalem a 12% do total de entradas recusadas. Segundo a agência, a maioria dos recusados tentava entrar em Portugal e na Espanha.

O Brasil aparece como o país com mais permissões negadas para entrar na Europa. No ano passado, a Frontex registrou 13.369 brasileiros vivendo ilegalmente na União Europeia - 3,8% do total. Mas quem lidera a lista de maior número de residentes ilegais na Europa é o Marrocos, com 6,3% do total. O Brasil fica na sexta posição, atrás ainda do Afeganistão, da Albânia, Sérvia e Argélia.

No ano passado, as autoridades do Brasil, da Inglaterra, da Espanha e de Portugal se reuniram para a elaboração da cartilha de orientações para os imigrantes. As autoridades brasileiras negociaram com os representantes dos serviços de migração desses países para estabelecer o intercâmbio dos policiais, de forma que cada um possa conhecer a cultura do outro. Houve também reuniões entre os representantes dos consulados.

No esforço de evitar constrangimentos, os diplomatas recomendam que o viajante providencie todos os documentos exigidos pelo país que irá visitar. Lembram ainda que o turista poderá ser entrevistado, no idioma local, por isso é necessário tentar responder de forma clara e objetiva, assim como comprovar que está com a documentação adequada.

Na lista de documentos exigidos, o Itamaraty ressalta que o passaporte deve ser válido por no mínimo mais seis meses além da data da viagem. É preciso ainda que o viajante lembre de levar o comprovante autenticado de emprego no Brasil e seguro médico internacional. Caso o turista se sinta alvo de arbitrariedade ou desrespeito, tem direito a requerer a presença de uma autoridade consular brasileira.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones 61-3411-6456, no caso de quem está no Brasil. Se o viajante estiver no exterior deve ligar para +55 (61) 3411-8803. Também é possível obter dados na internet - www.portalconsular.mre.gov.br.

Edição: Graça Adjuto

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 01 de Março de 2017
Terça, 28 de Fevereiro de 2017
Segunda, 27 de Fevereiro de 2017
Domingo, 26 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)