Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasileiro que pedalou a Rússia inteira conta a sua experiência

Ativo.com - 16 de junho de 2018 - 13:30

Época de Copa do Mundo e todos os olhares se voltam para a Rússia a partir do dia 14 de junho. Mas para nós, além do futebol, fica a questão: como seria pedalar no longínquo e desconhecido país?

Para saber mais, falamos com aquele que é possivelmente o brasileiro com mais quilômetros rodados por lá: o paulistano Marcelo Florentino Soares, 46, o Mixirica. Ele foi uma das pouquíssimas pessoas a completar o Red Bull Trans-Siberian Extreme, prova que completou duas vezes (em 2016 e 2017).

A competição tem em média 15 etapas e dura pouco mais de 20 dias, atravessando a parte mais austral da Rússia. Os ciclistas partem de Moscou e chegam em Vladivostok, já perto da fronteira do país com a China. Dos oito fusos-horários que a Rússia tem, a prova passa por sete.

Em 2016, foram 9.195 km de percurso. Em 2017, ano em que Mixirica conquistou a terceira colocação, 9.211 km. Dos 10 ciclistas que largaram naquele ano, apenas três chegaram até o final. “É a competição mais longa e difícil do planeta”, garante Mixirica. Confira a conversa com ele abaixo:

VO2 Bike: Como foi pedalar pela Rússia?
Mixirica: Como eu estava no Trans-Siberian Extreme, fui pedalar muito focado na prova. Mas há muitas paisagens mágicas espalhadas pelo país, durante a primavera e o verão, claro (no rigoroso inverno do país, as temperaturas são proibitivas para uma prova deste tipo).

Qual foi o lugar mais legal por onde você passou?

Sem dúvida o lago Baikal, que fica ao sul da Sibéria. É um dos maiores lagos do mundo, e nele você pode aproveitar para encher sua caramanhola, pois sua água é considerada uma das mais puras que se conhece. Também gostei muito de pedalar ao lado da famosa Estrada de Ferro Trans-Siberiana, a segunda mais longa do tipo no planeta.

Quais foram suas maiores dificuldades pedalando na Rússia?

Como não poderia deixar de ser, minha maior dificuldade foi o frio. Mesmo a prova acontecendo durante épocas de temperaturas mais amenas, há lugares em que faz muito frio o ano todo. Também peguei muita chuva, o que, aliado ao frio, complica o pedal. Também não entendo a língua, claro, e isso é sempre um obstáculo a mais.

Que lugar você recomendaria para quem pretende pedalar pela Rússia?

Definitivamente o lago Baikal, imperdível.

SIGA-NOS NO Google News