Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasileiro gasta um terço do que ganha para morar

Agência Câmara - 28 de maio de 2004 - 09:02

A pesquisa do IBGE constatou que o brasileiro gasta, para morar, cerca de um terço do que ganha. Os gastos com habitação incluem aluguel, telefone, luz, gás, água, manutenção e móveis. Na classe mais baixa, com renda de até R$ 400 por mês, esses itens representam 40% do orçamento familiar.
Não bastasse o peso da habitação no orçamento das famílias, o IBGE constatou também que os brasileiros têm muitas reclamações sobre a própria residência.

Falta de espaço
A principal queixa em relação às casas onde moram é de falta de espaço. Em média, quatro em cada dez entrevistados, de norte a sul do País, consideram a casa onde vivem pouco espaçosa. Na média nacional, outras reclamações também são consideradas expressivas: goteiras no telhado foram apontadas por 34% dos entrevistados; mau estado de portas, janelas e assoalhos, por 30%. Para a coordenadora da pesquisa do IBGE, Márcia Quintslr, conjugar o peso da moradia no bolso do brasileiro com a avaliação que ele faz da própria casa vai permitir às autoridades planejar políticas públicas de habitação. "Uma possibilidade seria construir uma avaliação se o caminho é a construção de novas residências ou o caminho é o apoio à população na melhora da que ela já tem".

Déficit habitacional
A pesquisa do IBGE mostrou também que resolver o problema do déficit habitacional é um dos grandes desafios do Governo, já que o brasileiro tem cada vez menos recursos sobrando para comprar a casa própria. Há 30 anos, a sobra para investimentos era de 16% do orçamento doméstico. Hoje, é de apenas 4,7%.
O déficit habitacional no País é estimado hoje pela Fundação João Pinheiro em 6,6 milhões de moradias. No entanto, a pesquisa do IBGE revela que 4,5 milhões de habitações estão desocupadas no País devido ao processo migratório do campo para as cidades ou à degradação de áreas que acabam abandonadas, especialmente nas cidades. O IBGE informa ainda que há 1,6 milhão de moradias brasileiras em condições precárias: favelas, barracos e até palafitas.
Na Câmara, um projeto que cria o Fundo de Moradia Popular (PL 2710/92) foi aprovado na semana passada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano. O texto, de iniciativa popular, conta com mais de um milhão de assinaturas e cria um conselho habitacional para acelerar as políticas públicas destinadas à moradia no País.



Reportagem - Alexandre Pôrto
Edição - Ana Felícia


SIGA-NOS NO Google News