Cassilândia, Domingo, 19 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

03/04/2004 13:15

Brasil vai ajudar Timor Leste no combate à aids

Artur Cavalcante / ABr

O Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), do Ministério da Saúde, e a Pastoral da Aids, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), darão assistência à população do Timor Leste no combate ao HIV. A parceria foi firmada hoje no Ministério da Saúde. Na cerimônia, a CNBB lançou o livro Igreja e Aids: presença e resposta, da Pastoral da Aids.

No Timor Leste, 744 mil habitantes são católicos, o que corresponde a 93% da população. O país, que tem o português como língua oficial, é o mais novo integrante da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Depois de 23 anos de dominação pela Indonésia, a independência foi conquistada em 2002.

Pela deficiência do sistema de saúde, não se sabe ainda o grau de disseminação da aids entre os timorenses. Na Indonésia, país que faz fronteira com o Timor, 23.100 pessoas estão contaminadas, 0,01% da população. Uma equipe do Ministério da Saúde esteve no Timor Leste, no ano passado, para conhecer a realidade local no setor.

A nova parceria entre o Ministério da Saúde e a CNBB prevê uma viagem ao país, em agosto deste ano, de representantes das duas entidades. O valor e a origem dos recursos a serem utilizados no programa só serão definidos após a entrega de um diagnóstico pelos profissionais que farão essa visita.

Segundo o coordenador do programa de DST/Aids, Alexandre Grangeiro, medicamentos, assessoria técnica e estruturação de programas de prevenção serão disponibilizados ao governo do Timor. "Sem dúvida nenhuma, ainda não há uma epidemia importante instalada no Timor. É o momento de iniciar as ações para que se possa, de fato, prevenir e fazer com que o impacto da doença não seja muito grande", disse Grangeiro.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 19 de Novembro de 2017
Sábado, 18 de Novembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sexta, 17 de Novembro de 2017
19:49
Cassilândia
10:28
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)