Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil vai ajudar Timor Leste no combate à aids

Artur Cavalcante / ABr - 03 de abril de 2004 - 13:15

O Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids), do Ministério da Saúde, e a Pastoral da Aids, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), darão assistência à população do Timor Leste no combate ao HIV. A parceria foi firmada hoje no Ministério da Saúde. Na cerimônia, a CNBB lançou o livro Igreja e Aids: presença e resposta, da Pastoral da Aids.

No Timor Leste, 744 mil habitantes são católicos, o que corresponde a 93% da população. O país, que tem o português como língua oficial, é o mais novo integrante da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Depois de 23 anos de dominação pela Indonésia, a independência foi conquistada em 2002.

Pela deficiência do sistema de saúde, não se sabe ainda o grau de disseminação da aids entre os timorenses. Na Indonésia, país que faz fronteira com o Timor, 23.100 pessoas estão contaminadas, 0,01% da população. Uma equipe do Ministério da Saúde esteve no Timor Leste, no ano passado, para conhecer a realidade local no setor.

A nova parceria entre o Ministério da Saúde e a CNBB prevê uma viagem ao país, em agosto deste ano, de representantes das duas entidades. O valor e a origem dos recursos a serem utilizados no programa só serão definidos após a entrega de um diagnóstico pelos profissionais que farão essa visita.

Segundo o coordenador do programa de DST/Aids, Alexandre Grangeiro, medicamentos, assessoria técnica e estruturação de programas de prevenção serão disponibilizados ao governo do Timor. "Sem dúvida nenhuma, ainda não há uma epidemia importante instalada no Timor. É o momento de iniciar as ações para que se possa, de fato, prevenir e fazer com que o impacto da doença não seja muito grande", disse Grangeiro.

SIGA-NOS NO Google News