Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

21/04/2004 15:08

Brasil tem maior Índice de Democracia Eleitoral

Dourados News

O Brasil alcançou valor máximo no Índice de Democracia Eleitoral (IDE) em relação aos países da América Latina, de acordo com relatório divulgado hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O índice espelha o grau de participação da população nos pleitos, a liberdade das eleições, se elas são limpas e se o voto é o principal meio de acesso aos cargos públicos de um país. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais alto o valor, maior o grau de democracia eleitoral. Dos 18 países pesquisados, outros cinco conseguiram a média máxima ao longo de 12 anos: Bolívia, Costa Rica, Honduras, Panamá e Uruguai.

O país com a menor média foi a Colômbia (0,57). Segundo o relatório, o IDE indica uma evolução da democracia eleitoral da América Latina, comparando com a década de 70, quando a escolha de governantes pelo voto direto era mais uma exceção do que regra no continente. O IDE latino-americano em 1977 era 0,28, passou para 0,69, em 1985, e iniciou a década de 90 com média de 0,86. A América Latina chegou a 2002 com um índice médio de 0,93. A pesquisa ouviu 19 mil latino-americanos e 231 lideres do continente sobre a situação da América Latina, nos últimos 20 anos.


Agência Brasil

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)