Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil tem 50 mil novos casos de hanseníase por ano

Lúcia Nórcio / ABr - 14 de julho de 2005 - 15:28

A política de saúde que o governo federal vem desenvolvendo para combater a hanseníase em 206 municípios identificados como prioritários por concentrarem cerca de 70% dos casos da doença registrados no Brasil, está sendo discutida, desde ontem (13), na capital paranaense. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Expedido Luna, no trabalho de combate à doença, os problemas têm que ser identificados e a busca de soluções deve ser conjunta.

"São 50 mil novos casos por ano, o que dá um índice de 2,7 casos por dez mil habitantes. E temos hoje cerca de 30 mil doentes em tratamento, o que resulta numa equivalência de 1,7 por 10 mil habitantes, afirmou Luna. O índice da Organização Mundial de Saúde para considerar erradicada a hanseníase é de menos de um caso por dez mil habitantes, informou.

De acordo com Expedito Luna, o Brasil tem feito menos do que poderia para eliminar a hanseníase, e é necessário que a população se conscientize de que o problema existe, tem que ser diagnosticado e tratado. "Somos o único país das Américas que ainda consta entre os que têm maior carga de hanseníase no mundo. Até os mais pobres já conseguiram erradicar a doença, daí a importância de encontros periódicos para discutir e fortalecer as ações que vêm sendo colocadas em prática nos municípios e estados prioritários", afirmou Luna.

O secretário lembrou que, até a década de 50, os portadores da doença eram isolados em hospitais-colônia. Segundo ele, no Brasil, ainda existem 33 hospitais desse tipo, que estão sendo remodelados com recursos do governo federal, uma vez que o paciente pode receber o tratamento, que é gratuito, e ir para casa.

Ele disse que, até o fim do ano, o Ministério da Saúde deverá repassar para estados e municípios R$ 700 milhões para serem aplicados na vigilância e controle de doenças transmissíveis. Desse total, R$ 30 milhões serão destinados ao Programa Nacional de Eliminação da Hanseníase.

O titular da Secretaria de Vigilância em Saúde, órgão do Ministério da Saúde, participou hoje (14)do II Encontro Macrorregional Sul-Sudeste para Avaliação da Eliminação da Hanseníase. Médicos e técnicos de secretarias estaduais e municipais das regiões Sul e Sudeste, do estado de Goiás e do Distrito Federal participam do evento, que termina amanhã (15).

SIGA-NOS NO Google News