Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil tem 2,5 milhões de residências sem energia

Cecília Jorge/ABr - 30 de outubro de 2003 - 13:20

Atualmente 12 milhões de brasileiros estão no escuro, o equivalente a 2,5 milhões de domicílios sem energia elétrica. A ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, disse que o Brasil possui o equivalente a uma “Hungria de excluídos do abastecimento de energia”.

Uma saída para esse problema é o uso de energia renovável, como o biodiesel, feito de resíduos orgânicos como o bagaço de cana-de-açúcar e de mamona, a energia solar e eólica. Consideradas fontes limpas de energia, essas alternativas também trazem benefícios para o meio ambiente, como a redução da emissão de gás carbônico.

Para discutir a ampliação do uso dessas fontes de energia, o Brasil está sediando a Conferência Regional da América Latina e Caribe sobre Energia Renovável. O encontro é uma preparação para a conferência internacional que vai ser realizada ano que vem na Alemanha.

Até o final do dia, os países participantes vão elaborar um documento com as propostas que vão ser apresentadas em Bonn, cidade alemã. Uma delas é a exigência de que pelo menos 10% da energia consumida no mundo seja de origem renovável.

Dilma Roussef disse que serão investidos R$ 4 bilhões nas indústrias de equipamentos e materiais para ampliar o setor de energia renovável. Segundo ela, esse investimento deve ser responsável também pela geração de 150 mil novos empregos diretos e indiretos.

SIGA-NOS NO Google News