Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil quer vender álcool para o Japão

Mapa Imprensa - 01 de setembro de 2004 - 13:07

A pedido do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool, Luis Carlos Correia Carvalho, viaja hoje (1º/9) para Tóquio, onde discutirá a abertura do mercado japonês ao álcool brasileiro. Ele manterá contatos com autoridades governamentais e órgãos de financiamento do agronegócio nas áreas de pesquisa e produção de combustíveis alternativos para demonstrar que a tecnologia do biocombustível e do etanol já está consolidada no Brasil.

Durante dois dias (nas próximas quinta e sexta-feira), ele cumprirá uma intensa agenda de negociações para articular futuras parcerias com os japoneses. Carvalho manterá audiências no Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca, no Ministério da Economia, Comércio e Indústria, no Banco Japonês de Cooperação Internacional (JBIC) e na Organização para o Desenvolvimento de Novas Energias e Tecnologia Industrial (NEDO).

Nesses encontros, Carvalho vai reafirmar o que o ministro Roberto Rodrigues tem dito aos japoneses: o Brasil está pronto para ser um parceiro constante e confiável do Japão no fornecimento de álcool para a mistura à gasolina. No ano passado, o governo japonês autorizou a mistura de até 3% de álcool anidro na gasolina. Desde então, o Japão vem demonstrando interesse em importar o produto brasileiro.

O presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool também tratará com os dirigentes da NEDO dos estudos, estruturação e desenvolvimento do Pólo de Biocombustíveis de Piracicaba (SP), retomando as negociações iniciadas pelo ministro Roberto Rodrigues, quando esteve naquele país, no final de maio. Será discutida também a agenda de encontros que o presidente da NEDO na área de álcool, Naoki Nishio, cumprirá durante visita ao Brasil, em outubro.

Com a diretoria do JBIC, Carvalho vai avaliar projetos de ampliação da área de plantio de cana-de-açúcar, instalação de novas destilarias e a melhoria da infra-estrutura de exportação. O JBIC já manifestou interesse em liberar uma linha de crédito destinada a incentivar a produção brasileira de álcool para atender o mercado japonês. Com a mistura de 3% de álcool na gasolina, abre-se uma perspectiva do Japão importar, a médio prazo, cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano.



SIGA-NOS NO Google News