Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil Pretende Conquistar Status de Livre de Febre Aftosa Sem Vacinção até 2020

Famasul - 11 de maio de 2015 - 14:22

O Plano Nacional de Defesa Agropecuária anunciado na última semana pela presidente Dilma Rousseff e pela ministra da Agricultura, Kátia Abreu, pretende fortalecer e ampliar os planos de controle e erradicação de doenças.

Entre as metas é incorporar o status de zona livre da febre aftosa com vacinação na região Norte do país, implantando o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa em estados como o Amazonas, Roraima e Amapá ainda neste ano. Para isso, segundo o governo, cada estado receberá a quantia de R$ 2 milhões para controlar a sanidade.

Também está nas metas do governo revisar todo programa de erradicação da aftosa, a fim de fortalecer as medidas de prevenção para então avançar para o status de zona livre da doença sem vacinação até 2020.

O plano também dá especial atenção às medidas de prevenção contra a Influenza Aviária, mantendo essa doença na condição de exótica no território nacional, bem como manter o país sem novas ocorrências de doença de Newcastle.

Para a suinocultura, o governo criou o Programa Nacional de Erradicação de Peste Suína Clássica, que tem como meta conquistar o status de 100% livre da doença junto a Organização Mundial de Saúde Animal.

Fonte: Redação Uagro

SIGA-NOS NO Google News