Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/12/2005 16:45

Brasil possui remédio para tratamento de gripe aviária

Yara Aquino/ABr

Embora a chamada gripe aviária não tenha chegado ao Brasil, medidas que fazem parte do Plano de Preparação para a Pandemia de Influenza (a gripe aviária), já estão sendo implementadas no país, informou o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, durante audiência pública realizada hoje (8) na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, também esteve presente ao evento.

De acordo com o ministro, a compra de nove milhões de kits do antiviral Tamiflu para o tratamento a doença, é uma dessas ações. A quantidade equivale a 91 milhões de doses do medicamento, que pode ser usado tanto para tratar pessoas infectadas pelo vírus como no chamado "bloqueio de contato" – caso de pessoas que tiveram contato com aves contaminadas, mas ainda não manifestaram sintomas. "Compramos um estoque suficiente do antiviral para que a população se sinta segura", afirmou Saraiva Felipe.

A implementação de 46 unidades sentinelas é outra medida que está presente em 21 unidades da federação. São centros que analisam material de pessoas contaminadas com vírus da gripe comum para atualizar as vacinas e também monitorar os tipos de vírus existentes no país. A previsão é de que em 2006 as unidades estarão em todos os estados do país e no Distrito Federal.

Segundo Barbosa, esse tipo de vigilância foi fortalecido e houve ampliação da capacidade de diagnóstico rápido da doença nos laboratórios. "Há mecanismos para fazer uma rápida contenção se a detecção for rápida", garantiu o secretário.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)