Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil possui remédio para tratamento de gripe aviária

Yara Aquino/ABr - 08 de dezembro de 2005 - 16:45

Embora a chamada gripe aviária não tenha chegado ao Brasil, medidas que fazem parte do Plano de Preparação para a Pandemia de Influenza (a gripe aviária), já estão sendo implementadas no país, informou o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, durante audiência pública realizada hoje (8) na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, também esteve presente ao evento.

De acordo com o ministro, a compra de nove milhões de kits do antiviral Tamiflu para o tratamento a doença, é uma dessas ações. A quantidade equivale a 91 milhões de doses do medicamento, que pode ser usado tanto para tratar pessoas infectadas pelo vírus como no chamado "bloqueio de contato" – caso de pessoas que tiveram contato com aves contaminadas, mas ainda não manifestaram sintomas. "Compramos um estoque suficiente do antiviral para que a população se sinta segura", afirmou Saraiva Felipe.

A implementação de 46 unidades sentinelas é outra medida que está presente em 21 unidades da federação. São centros que analisam material de pessoas contaminadas com vírus da gripe comum para atualizar as vacinas e também monitorar os tipos de vírus existentes no país. A previsão é de que em 2006 as unidades estarão em todos os estados do país e no Distrito Federal.

Segundo Barbosa, esse tipo de vigilância foi fortalecido e houve ampliação da capacidade de diagnóstico rápido da doença nos laboratórios. "Há mecanismos para fazer uma rápida contenção se a detecção for rápida", garantiu o secretário.

SIGA-NOS NO Google News