Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil poderá ampliar as exportações de álcool

Agência Câmara - 07 de junho de 2004 - 15:36

O Brasil poderá ampliar, consideravelmente, as exportações de álcool e outros combustíveis produzidos à partir de biomassas. Essa é uma das conclusões a que chegaram os parlamentares que participaram, durante a semana passada, da Conferência Internacional sobre Energias Renováveis, realizada em Bonn, na Alemanha.
A delegação brasileira na conferência teve a participação da ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, e dos deputados Fernando Gabeira (sem partido-RJ); Gonzaga Patriota (PSB-PE); Mendes Thame (PSDB-SP) e Paulo Baltazar (PSB-RJ). A conferência reuniu mais de três mil pessoas de todo o mundo.

Mercado promissor
Os parlamentares brasileiros entendem que isso abre um mercado internacional promissor para o etanol, o álcool, como combustível para os carros. O deputado Fernando Gabeira afirmou que os resultados da Conferência são altamente positivos para os países em desenvolvimento. Eles poderão vender combustível renovável para vencer a pobreza. A Conferência sobre energias renováveis, segundo afirmou Fernando Gabeira, decretou o fim da economia baseada no petróleo. "Nós chegamos à conclusão, opinião dominante na Conferência, que a economia baseada no petróleo está chegando ao fim. Parte porque os preços são cada vez maiores, parte porque as reservas já não são mais tantas e parte também pela capacidade do petróleo trazer tantas guerras ao mundo. Compreendeu-se também a importância de passar para outra economia por causa do aquecimento global. As declarações foram todas no sentido de incentivar o uso de energia renovável: o sol, o vento, a biomassa cada vez mais", avaliou o deputado.
O deputado Fernando Gabeira disse também que durante a Conferência Internacional Sobre Energias Renováveis, o Banco Mundial anunciou que aumentará em 20% os seus financiamentos destinados à produção de energias limpas.



Reportagem - Allan Pimentel
Edição - Ana Felícia


SIGA-NOS NO Google News