Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil lidera consumo de moderadores de apetite

Agência do Rádio - 07 de março de 2007 - 07:31

O Brasil lidera o ranking mundial de consumo de moderadores de apetite. A afirmação é da Organização das Nações Unidas, que divulgou, na semana passada, o relatório anual da Comissão Internacional de Controle de Narcóticos. O dado é preocupante, tendo em vista que o consumo abusivo desses medicamentos pode causar dependência, psicose, problemas cardíacos e até matar. Antes mesmo da divulgação do estudo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, estudava medidas para controlar a venda de remédios para emagrecimento. Entre elas está a mudança de cor de receituário médico. Atualmente, eles são de cor azul e deverão ser prescritos em receituários de cor amarela, como já acontece, por exemplo, com a morfina. O responsável pela Unidade de Produtos Controlados da Anvisa, Kleber Pessoa, detalha o significado da medida.


"A Anvisa propõe a mudança para o receituário A que trata especificamente de um receituário em que o controle é mais rígido. Para isso, o médico prescritor deverá ter um cadastro prévio na Vigilância Sanitária, onde serão emitidos os receituários de cor amarela para esse médico. Conseqüentemente, a Vigilância Sanitária terá condição de verificar que tipo de ações tomará no que diz respeito a determinado médico que fuja à regra."

Outra estratégia estudada pela agência é a criação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. A iniciativa pretende controlar junto a farmácias e drogarias de todo o País o consumo, a dosagem e quem prescreve esses remédios.

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News