Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil já tem kits para diagnóstico mais rápido da suína

Mariana Jungmann , Agência Brasil - 07 de maio de 2009 - 11:18

Brasília - Já chegaram ao Brasil os kits para realização de exames laboratoriais que irão permitir o diagnóstico mais rápido de gripe suína. Com isso, a confirmação ou descarte de casos suspeitos de gripe poderão ser feitos em até três dias, e não mais em 15 dias como ocorria até o momento. O material será encaminhado aos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), e Adolfo Lutz, em São Paulo (SP). De acordo com nota divulgada na noite de ontem (6) pelo Ministério da Saúde, em breve mais kits serão recebidos e enviados ao laboratório Evandro Chagas, em Belém (PA).


O último boletim divulgado pelo ministério informa que 26 casos suspeitos da gripe estão sendo investigados no país e 15 estão em monitoramento. Ao todo, 99 casos que foram investigados já foram descartados. Um novo boletim do ministério deve ser divulgado no início da tarde.


O ministério considera como suspeitos os casos em que o paciente voltou de viagem das áreas atingidas pela doença nos últimos dez dias, ou teve contato com pessoas dessas áreas, e sentiu os sintomas – febre acima de 38 graus Celsius, tosse, dores no corpo e na cabeça e dificuldade respiratória. Já os casos em monitoramento são aqueles em que o paciente voltou de qualquer viagem internacional nos últimos dez dias e teve febre e mais alguns dos sintomas.


Na última segunda-feira (4), o governo anunciou a edição de uma medida provisória para a liberação de R$ 141 milhões para as ações de combate à gripe suína, como campanhas publicitárias, e implantação de salas de emergência nos aeroportos. Mas o Ministério da Saúde ainda não informou quando a MP será editada nem quando o dinheiro vai ser liberado.



SIGA-NOS NO Google News