Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil já fechou dois acordos com o Paraguai, diz Celso

Marcela Rebelo/ABr - 09 de dezembro de 2005 - 09:51

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa na manhã de hoje (9) da 29ª Reunião de Cúpula do Mercosul. Ele chegou à capital uruguaia no final da tarde de ontem e já participou de um encontro com o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que também está em Montevidéu, dois acordos foram fechados com o Paraguai. O primeiro prevê a construção de uma ponte entre os dois países. A obra deve custar em torno de US$ 50 milhões e, de acordo com Amorim, o governo brasileiro vai pagar o empreendimento.

Amorim explicou que o outro acordo fechado atende a uma reivindicação antiga do Paraguai. Segundo o ministro, o governo brasileiro vai pagar mais US$ 21 milhões por ano aos paraguaios por parte da energia gerada na Hidrelétrica de Itaipu.

Sobre a entrada da Venezuela no Mercosul como membro-pleno do grupo, Amorim afirmou que vai ser "importante e dará equilíbrio" ao bloco. A expectativa é de que a Venezuela já saia desse encontro como "membro em vias de adesão" do Mercosul. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse ontem aos jornalistas que "já se considera no Mercosul".

Também acompanham o presidente Lula na viagem os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e o de Minas e Energia, Silas Rondeau.

SIGA-NOS NO Google News