Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil já é o maior exportador de carne bovina do mundo

Lana Cristina/ABr - 23 de novembro de 2004 - 18:27

Brasília - Pesquisa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP) indica que o Brasil chegou ao primeiro lugar no ranking mundial de exportações de carne bovina. Entre janeiro e outubro, o setor exportou 1,5 milhão de toneladas de carne bovina, seja "in natura" ou industrializada. O faturamento com as vendas externas do setor foi de U$ 2.021 bilhões no período.

Nos primeiros dez meses de 2003, o Brasil exportou 1 milhão de toneladas de carne bovina e o faturamento foi de U$ 1,194 bilhão. O resultado de 2004 superou a expectativa do presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira. Para ele, o aumento de faturamento e de volume exportado atingiria a marca dos US$ 2 bilhões e de 1,5 milhão de toneladas no final do ano. "Esse resultado já foi alcançado nos dez primeiros meses do ano", observou.

A pesquisa CNA/Cepea mostra que, a despeito do cenário positivo nas vendas externas, o setor de carne bovina passa por crise interna no que diz respeito ao preço pago ao pecuarista. A análise foi feita nos nove estados onde está 78% do rebanho nacional, o que corresponde a 190 milhões de cabeças. São eles Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo. O preço do boi gordo caiu 2,13% e os custos de produção subiram 9,04%. "Os custos totais da pecuária de corte devem subir mais de 10% este ano. Seria preciso que o preço do boi recuperasse pelo menos essa perda para manter as margens do pecuarista", explica Nogueira.


SIGA-NOS NO Google News