Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil ganha três medalhas no Mundial de Judô

Agência Brasil - 15 de setembro de 2003 - 14:30

O Brasil encerrou sua campanha no Campeonato Mundial de Judô com três medalhas e cinco vagas olímpicas conquistadas. Edinanci Silva (meio-pesado), Mario Sabino (meio-pesado) e Carlos Honorato (médio) voltam para casa com o bronze e com suas categorias classificadas para Atenas 2004. Vania Ishii (meio-médio) e Daniel Hernandes (pesado), que ficaram em quinto lugar, também carimbaram o passaporte de suas classes para a Grécia. O representante do Brasil será conhecido através de seletiva em março de 2004.

Neste domingo (14), último dia de competição em Osaka, os ligeiros Marli Midori e Fulvio Miyata não conseguiram assegurar a vaga antecipada e dependem do ranking pan-americano para classificar a categoria. No masculino, os seis primeiros estão nas Olimpíadas e, no feminino, as três melhores. Também neste domingo entraram no tatame novamente Edinanci Silva e Daniel Hernandes, no absoluto, categoria não olímpica que aceita inscritos de qualquer peso. Hernandes terminou em sétimo lugar e Edinanci Silva caiu na repescagem.

"Estamos bem em todos os rankings masculinos e conseguir a classificação para Atenas não deve ser problema", comentou o técnico da equipe masculina, Luiz Shinohara, lembrando, por exemplo, que o meio-médio Flávio Canto é campeão tanto dos Jogos quanto do Campeonato Pan-Americano e lidera o ranking de sua categoria.

"Ainda não tem nada decidido e vamos continuar correndo atrás", disse o treinador do time feminino, Floriano de Almeida, contando que os bronzes de Tania Ferreira e Fabiane Hukuda no Pan valerão preciosos pontos rumo à vaga.

O resultado em Osaka (três bronzes e cinco vagas olímpicas) supera o desempenho do último Campeonato Mundial, em Munique 2001, quando o Brasil não conquistou nenhum podium. Em números de medalha, esta é a melhor campanha do país em mundiais, igualando a marca de três alcançada em Paris 1997 (uma prata e dois bronzes). Em 2003, o judô brasileiro já mostrou que atravessa excelente momento, sendo o esporte que mais medalhas de ouro deu ao Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. No total, foram cinco ouros, uma prata e quatro bronzes.

Os cinco atletas mais bem classificados no Campeonato Mundial deste ano garantem vaga para a categoria nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004. Caso a classificação não venha desta maneira, há ainda o ranking pan-americano, que leva em conta o Campeonato Pan-Americano de 2003 (Salvador/BRA), os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, o Torneio Seletivo da Argentina, em novembro de 2003, e o Campeonato Pan-Americano de 2004, em Isla Marguerita/VEN. Estarão em Atenas os seis melhores do ranking masculino e as três primeiras no feminino. Para definir o representante brasileiro nos pesos classificados, será realizada uma seletiva nacional em março de 2004 com o atleta da seleção permanente e o melhor do ranking brasileiro.


SIGA-NOS NO Google News