Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/11/2005 14:58

Brasil firma novo acordo com Paraguai

Depois da troca de acusações, autoridades sanitárias do Brasil e do Paraguai chegaram a um acordo. Este já seria o terceiro desde 2000. A partir de agora os dois países vão desenvolver campanhas de forma simultânea para tentar erradicar de vez a febre aftosa. O acordo foi fechado durante reunião realizada em Assunção, que contou com a participação de representantes de Mato Grosso do Sul, de Brasília e do governo paraguaio.

As acusações entre os dois países tiveram início quando em outubro deste ano surgiram os primeiros focos de febre aftosa no município de Eldorado, região sul de Mato Grosso do Sul, próximo da fronteira com o Paraguai. Os paraguaios disseram que o Brasil estava tentando responsabilizá-los pelo surgimento da doença no Estado e chegaram a denunciar que fiscais sanitários da Agência Estadual de Sanidade Animal e Vegetal (Iagro) teriam desrespeitado a soberania do país ao fazer fiscalização em propriedades fronteiriças.

Para tentar amenizar a situação, autoridades sanitárias dos países da América do Sul passaram a promover reuniões para discutir a situação. Aconteceram encontros em Buenos Aires (Argentina), Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), e para fechar o acordo foi realizada anteontem a última reunião, na sede da Associação Rural do Paraguai, que contou com a presença das seguintes pessoas: secretário de Produção e Turismo de Mato Grosso do Sul, Dagoberto Nogueira Filho; secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel; diretor-presidente da Iagro, João Cavallero, e da coordenadora de Acordos Bilaterais do Brasil, Naiana Campos Gil Ferreira.

Como representantes do Paraguai, estiveram presentes o diretor-presidente do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa), Hugo Corrales; o presidente da Comissão de Carnes do Paraguai, Fernando Serrati; o presidente da Comissão de Saúde Animal da Associação Rural, Horácio Lloret; e o presidente da Comissão de Comercialização Rural, Carlos Trapani.


Acordo

O acordo bilateral assinado pelas autoridades brasileiras e paraguaias contém cinco pontos considerados primordiais, que são os seguintes: a realização de georreferenciamento de propriedades rurais localizadas até 25 quilômetros de ambos os lados da fronteira do Brasil com o Paraguai; cadastramento de propriedades rurais numa faixa de 25 quilômetros de ambos os lados; implementação de um sistema de identificação de animais, utilizando cores para identificar a procedência; estabelecimento de um sistema de vacinação conjunta, cujo início ficou marcado para o mês de fevereiro do ano que vem; e por fim, cursos de capacitação técnica para brasileiros e paraguaios.

Edílson José Alves

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)