Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/09/2004 09:26

Brasil faz a primeira venda de álcool para Ásia Central

Mapa Imprensa

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, anunciou ontem (03/09), durante a feira Expointer, em Esteio (RS), a assinatura de um contrato de fornecimento de 300 mil litros de etanol para a Tailândia. É o primeiro negócio fechado com a Ásia Oriental. “Isso mostra o efetivo interesse dos países asiáticos na compra de biocombustíveis para atender às exigências do Protocolo de Kioto”, afirmou.

A venda é resultado direto de uma apresentação feita pelo ministro Rodrigues na última semana, em Bangkok, sobre a experiência e a tecnologia desenvolvida pelo Brasil na área de biocombustíveis durante a Conferência sobre Etanol e Biodiesel no Asean + 3. O evento reuniu ministros de Energia dos dez países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), além da China, Japão e Coréia.

Preocupado com os compromisso de redução da emissão de poluentes na atmosfera, o governo tailandês permitiu recentemente a adição de 5% de etanol na gasolina, informa Rodrigues. “Este contrato é ainda tímido, uma primeira experiência. Mas abre um enorme potencial para o Brasil nessa área”, diz. Segundo ele, o Brasil pode ganhar em três frentes: vender a tecnologia desenvolvida aqui para a produção de etanol; vender diretamente o etanol produzido pelas usinas brasileiras; e vender mais açúcar para esses países, já que eles passarão a fabricar internamente parte do etanol para abastecer seu consumo. “A Tailândia, por exemplo, é um importante produtor de cana-de-açúcar, mas não tem mais para onde crescer”, lembra.

Em junho, durante visita oficial do primeiro-ministro da Tailândia, Thaksin Shinawatra, ao Brasil, foram iniciadas as discussões sobre a cooperação bilateral na área de etanol e do motor bi-combustível. Segundo Rodrigues, os treze países do Asean + 3 são os mercados mais promissores para o mercado de etanol, biodiesel e motores de combustíveis flexíveis. Além da Tailândia, integram a Asean a Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos e Camboja.

Biodiesel - Durante o encontro na Tailândia, o ministro apresentou o painel “Lições a Aprender do Brasil - A experiência brasileira sobre o desenvolvimento do etanol, da plantação aos postos de combustíveis”. Na palestra, Rodrigues apresentou a proposta do Brasil para a criação de um programa oficial de apoio à produção e uso do etanol e de biodiesel, tornando ambos produtos as principais commodities energéticas do futuro.

O governo federal pretende autorizar a entrada do biodiesel no mercado nacional de combustíveis até o final deste ano. O produto poderá ser adicionado ao óleo diesel mineral na proporção de 2%, sem comprometer a garantia dos motores dos veículos. O Brasil dispõe de um grande número de matérias-primas para a produção de biodiesel, como soja, girassol, mamona e dendê. A expectativa do governo é que a entrada do novo combustível no mercado nacional permita a redução da importação do diesel, que hoje é de 9%, além de apoiar o desenvolvimento econômico no meio rural, por meio da geração de empregos na agricultura familiar. Também deve incrementar o desenvolvimento da indústria nacional de pesquisa e equipamentos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)