Cassilândia, Sexta-feira, 25 de Maio de 2018

Últimas Notícias

04/09/2004 10:51

Brasil e Portugal assinam acordo na área de cultura

Alana Gandra/ABr

Os Ministros da Cultura de Portugal, Maria João Bustorff Silva, e do Brasil, Gilberto Gil, assinam no próximo dia 9, no Museu Histórico Nacional, durante a abertura da exposição “Artes Tradicionais de Portugal”, acordo de cooperação para recuperação do patrimônio da instituição, sediada no Rio de Janeiro.

O projeto prevê apoio técnico do governo português, através da transferência de tecnologia de restauro, área em que Portugal é especialista. A informação foi dada à Agência Brasil, nesta capital, pelo Cônsul de Portugal no estado, Embaixador Antonio Tanger Correa. O acordo inclui a vinda ao Brasil de técnicos portugueses para ensino da tecnologia aos operários fluminenses.

O Embaixador Tanger Correa lembrou que na mesma data terá início o evento “Portugal Carioca- Circuito de Cultura Portuguesa”, que se estenderá durante todo o mês de setembro, cujo objetivo é estreitar as relações sócio-culturais entre os dois povos. “O evento vai tocar o elemento cultural do Portugal moderno, através de exposições, do balé e da música, como através da parte mais intelectual, com a realização de palestras e conferências e mostras de cinema”, revelou. Segundo o cônsul, o circuito visa preencher uma lacuna que é a pouca presença da cultura portuguesa no Brasil.

O evento engloba também uma mostra gastronômica importante, cujo projeto recebeu a adesão de 50 restaurantes do Rio de Janeiro que oferecerão em seus cardápios pratos da culinária de Além Mar. O cônsul português destacou a interface existente entre todas as entidades que participarão do Circuito com o objetivo de potencializar o evento e dar-lhe maior visibilidade.

A presença do 1º Ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes, contribuirá, segundo Tanger Correa, para reforçar a importância das relações entre os 2 países. O embaixador antecipou que um protocolo de cooperação entre Portugal e o estado do Rio de Janeiro será assinado em data ainda a ser divulgada, na presença do Ministro das Relações Exteriores portugues, durante solenidade que será realizada nesta capital.

O Circuito de Cultura Portuguesa deverá ser incorporado ao calendário cultural da cidade. A mostra “Artes Tradicionais de Portugal”, no Museu Histórico Nacional, será aberta ao público a partir do dia 10. Organizado pelo Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro e patrocinado pela Vivo, o Circuito prevê também a abertura do Palácio São Clemente, antiga sede da Embaixada de Portugal, em Botafogo, à visitação pública.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quarta, 23 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)