Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

04/09/2004 10:51

Brasil e Portugal assinam acordo na área de cultura

Alana Gandra/ABr

Os Ministros da Cultura de Portugal, Maria João Bustorff Silva, e do Brasil, Gilberto Gil, assinam no próximo dia 9, no Museu Histórico Nacional, durante a abertura da exposição “Artes Tradicionais de Portugal”, acordo de cooperação para recuperação do patrimônio da instituição, sediada no Rio de Janeiro.

O projeto prevê apoio técnico do governo português, através da transferência de tecnologia de restauro, área em que Portugal é especialista. A informação foi dada à Agência Brasil, nesta capital, pelo Cônsul de Portugal no estado, Embaixador Antonio Tanger Correa. O acordo inclui a vinda ao Brasil de técnicos portugueses para ensino da tecnologia aos operários fluminenses.

O Embaixador Tanger Correa lembrou que na mesma data terá início o evento “Portugal Carioca- Circuito de Cultura Portuguesa”, que se estenderá durante todo o mês de setembro, cujo objetivo é estreitar as relações sócio-culturais entre os dois povos. “O evento vai tocar o elemento cultural do Portugal moderno, através de exposições, do balé e da música, como através da parte mais intelectual, com a realização de palestras e conferências e mostras de cinema”, revelou. Segundo o cônsul, o circuito visa preencher uma lacuna que é a pouca presença da cultura portuguesa no Brasil.

O evento engloba também uma mostra gastronômica importante, cujo projeto recebeu a adesão de 50 restaurantes do Rio de Janeiro que oferecerão em seus cardápios pratos da culinária de Além Mar. O cônsul português destacou a interface existente entre todas as entidades que participarão do Circuito com o objetivo de potencializar o evento e dar-lhe maior visibilidade.

A presença do 1º Ministro de Portugal, Pedro Santana Lopes, contribuirá, segundo Tanger Correa, para reforçar a importância das relações entre os 2 países. O embaixador antecipou que um protocolo de cooperação entre Portugal e o estado do Rio de Janeiro será assinado em data ainda a ser divulgada, na presença do Ministro das Relações Exteriores portugues, durante solenidade que será realizada nesta capital.

O Circuito de Cultura Portuguesa deverá ser incorporado ao calendário cultural da cidade. A mostra “Artes Tradicionais de Portugal”, no Museu Histórico Nacional, será aberta ao público a partir do dia 10. Organizado pelo Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro e patrocinado pela Vivo, o Circuito prevê também a abertura do Palácio São Clemente, antiga sede da Embaixada de Portugal, em Botafogo, à visitação pública.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)