Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil é o terceiro país que mais trafica animais silvestres no mundo

Portal Segs - 24 de agosto de 2015 - 07:30

R$ 7 bilhões é o número que ilustra a movimentação do tráfico de animais no país na última década. Os dados são da RENCTAS (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres), que também divulgou que mais de 38 milhões de animais são retirados da natureza, de forma ilegal, a cada ano. Segundo Rafael Goelzer, diretor da Quinta da Estância, fazenda responsável pelo primeiro criadouro do Brasil.

Goetzer, explica que a situação é ainda mais crítica do que parece. “Essa é a terceira atividade ilícita no país, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas. Vale lembrar que grande parte do tráfico não é alvo de investigação e segue às margens das estatísticas”, diz.

A Quinta da Estância criou o 1° Criadouro Conservacionista do Brasil com finalidade pedagógica. O projeto abriga cerca de 120 espécies. “Os animais são tratados com cuidados especiais até estarem prontos para voltar ao habitat natural. No entanto, muitos deles acabam ficando aqui devido à gravidade dos maus tratos a que foram submetidos”, revela. Infelizmente apenas 10% dos animais chegam com vida, pois o transporte e o armazenamento são precários e sem condições de atendimento.

Goelzer explica que as quadrilhas envolvidas são bem estruturadas e que 70% do comércio é para o consumo interno. “Apenas 30% é exportado, ou seja, somos nós que alimentamos o problema”, acrescenta. Entre as soluções apontadas por ele está a conscientização das crianças e adolescentes. “A educação é a maior arma contra o contrabando de animais, pois os pequenos e seus sucessores são os que defenderão o planeta amanhã. É preciso passar adianta o respeito e carinho para com os animais”, conclui.

SIGA-NOS NO Google News