Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil é o campeão invicto do Torneio Qualificatório

CPB - 07 de junho de 2005 - 06:55

Os brasileiros foram os grandes campeões do Torneio Qualificatório das Américas Sub-23, realizado entre os dias 1º e 4 de junho, em Buenos Aires, Argentina. A vice-campeã foi a própria anfitriã do Torneio, a Argentina, seguida pelo México. O principal objetivo da competição foi selecionar os dois melhores países da América Central e do Sul para o Mundial Júnior Sub-23 da modalidade, em Birmingham, Inglaterra, entre os dias 6 e 14 de agosto. Com isso, o México perdeu a chance de disputar o Mundial, enquanto Brasil e Argentina seguem firmes para a Inglaterra.

A preparação dos brasileiros para o Torneio vem desde o início do ano, quando foram selecionados os melhores atletas de vários estados do país para iniciarem juntos uma agenda intensa de treinamentos. Os destaques do Torneio Qualificatório da Argentina foram os paulistas Wandemberg Nejaim do Nascimento, um dos representantes brasileiros nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, com 94 pontos, e Douglas Magalhães, com 68 pontos.

“O Brasil teve um excelente desempenho no Torneio. Tanto é que até a presidente da Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas [Maureen Orchard] ficou encantada com a disciplina, a técnica e a união do time brasileiro. Os meninos estavam bem preparados - a média de idade deles é de 18 anos, bem abaixo do México e da Argentina, que era de 21”, explica Maria Naíse Pedrosa, chefe da delegação que esteve no Torneio e vice-presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC). “Agora, os brasileiros precisam treinar bastante até agosto. Há equipes fortes, como a do Canadá, que tem excelentes jogadores e foi a campeã do Mundial de 2001, e é cotada para ser a vencedora deste ano também”, conta Maria de Fátima Barbosa, a técnica da seleção.



O Brasil é o vice-campeão do Mundial Júnior de 2001, além de um dos países que mais cresce no mundo no basquetebol em cadeira de rodas. Em Atenas, apesar de não ter conquistado uma boa classificação, o time adulto do Brasil pôde marcar presença junto a grandes nomes do basquete internacional. O mais gratificante foi ter garantido a vaga em Atenas em quadra, graças ao bronze no Parapan-americano de Mar del Plata, em dezembro de 2003, na vitória sobre o México, país que havia tirado, em 1999, a chance do Brasil ir para os Jogos Paraolímpicos de Sydney. Assim, os resultados da seleção Sub-23 representam grandes possibilidades de crescimento da modalidade no Brasil para os próximos anos.



Resultados dos brasileiros no Torneio Qualificatório da Argentina:



1º Jogo – Brasil 83 x 36 México



2º Jogo – Brasil 59 x 24 Argentina



3º Jogo – Brasil 65 x 21 Argentina



4º Jogo – Brasil 86 x 22 México



Seleção brasileira sub-23:

Ramires dos Anjos Matias - Rio de Janeiro – RJ

Thiago Costa Nascimento - Belém – PA

Valdemir de Paiva Tavares - João Pessoa – PB

Élson Teixeira de Lima Filho - Recife – PE

Jaire Adriano Pereira dos Reis - Goiânia – GO

Douglas Ximinez Magalhães - São Paulo – SP

Pedro Raso Pontes - São Paulo – SP

Guilherme Marques da Silva - São Paulo – SP

Wandemberg Nejaim do Nascimento - São Paulo – SP

Michael Santana dos Santos - Cubatão – SP

José Edvaldo de Souza - Cubatão – SP

Thiago Santos Silva - Cubatão – SP

Chefia da delegação: Maria Naise de Moraes Pedrosa (Recife – PE)

Técnicas: Maria de Fátima Fernandes Barbosa (Recife – PE) e Maria Adriano Constantino (São Paulo – SP)



Assessoria de Comunicação do CPB

SIGA-NOS NO Google News