Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/08/2006 13:57

Brasil é líder no recolhimento de embalagens

Agência Brasil

Dados do Instituto Nacional de Embalagens Vazias (inpEV) mostram que o Brasil processou este ano 11.622 toneladas de recipientes de agrotóxicos. Um aumento de 8,3% no número de embalagens recicladas ou incineradas por todos os estados em relação ao ano de 2005. Segundo o diretor-presidente do inpEV, João César Rando, o Brasil é líder nesse setor, e já está à frente de vários países. “Das embalagens produzidas, cerca de 84% são devolvidas, enquanto que nos Estados Unidos apenas 20% voltam aos fabricantes”, informou. De acordo com o diretor-presidente do inpEV, o agricultor tem o dever de lavar as embalagens e armazená-las na propriedade, por até um ano. A devolução dos recipientes deve ser feita nos canais de distribuição, que geralmente estão listados na nota fiscal que o agricultor recebe no ato da compra dos produtos. “Listar esses postos ou centrais de devolução é obrigação dos fabricantes”, disse. O presidente-executivo da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), Henrique Mazotini, lembrou que os canais de distribuição têm a obrigação de disponibilizar locais para que os agricultores entreguem os vasilhames lavados e perfurados. Devem também emitir um comprovante ao agricultor. “Nessa etapa, as embalagens são prensados e enviadas para a indústria fabricante, que tem a função de reciclá-las ou incinerá-las”, explicou Mazotini. Segundo Mazotini, já existem mais de 350 postos de coleta espalhados pelo país. “Em caso de dificuldades na devolução das embalagens, o agricultor pode recorrer ao local de compra dos agrotóxicos. Não resolvido, deve procurar o órgão de fiscalização do estado, ou mesmo o inpEV, pelo telefone (11) 3069-4900”. Luiz Gonzaga Coimbra, pequeno produtor rural de Brasília, destacou a importância da orientação para o destino correto das embalagens de agrotóxicos. “Quando vamos comprar os produtos recebemos orientações, mas sempre podemos recorrer à Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). Eles, além das informações, promovem palestras educativas, com dicas da tríplice lavagem, por exemplo”, explicou Coimbra. Ele ressalta a importância do recolhimento para a preservação do meio ambiente e para a saúde dos próprios agricultores

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)