Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

13/04/2006 15:13

Brasil e Japão assinam memorando sobre TV digital

Ivan Richard/ABr

O Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Taro Aso, assinaram hoje (13), em Tóquio, um memorando referente à implementação do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), baseado no padrão ISDB-T, e à cooperação para o desenvolvimento da respectiva indústria eletroeletrônica brasileira.

Segundo o documento, caso o Brasil escolha o padrão japonês (ISDB-T) como base para a implementação do sistema de televisão digital nacional, o memorando terá como objetivo a construção das bases para a viabilização e o desenvolvimento conjunto da respectiva plataforma industrial eletroeletrônica brasileira.

O texto diz que, "no caso de o governo brasileiro decidir implementar o SBTVD baseado no padrão ISDB-T, o Brasil e o Japão cooperarão para criar um sistema nipo-brasileiro de televisão digital (...). Para este fim, o governo brasileiro manifesta seu forte desejo de implementar o SBTVD baseado no padrão ISDB-T".

Com o acordo, o governo japonês se compromete a promover a transferência de tecnologia relacionada ao padrão ISDB-T. Em um centro de desenvolvimento a ser formado no Brasil, os japoneses receberão engenheiros brasileiros para treinamento com a colaboração de emissões japonesas e fabricantes no Japão.

Além disso, "o governo japonês recebe de bom grado a dispensa de pagamento, pelo Brasil, de royalties relativos a patentes das próprias tecnologias ISDB-T", segundo o memorando.

Com a intenção de implementar o SBTVD, o governo do Brasil vai organizar um comitê com setores industriais para elaborar propostas que favoreçam o investimento internacional, abrindo caminho para a criação de indústrias de ponta, como a de semicondutores.

O governo ainda não anunciou qual será o sistema digital adotado pelo Brasil para substituir a TV analógica, presente hoje em todo o país. Os debates se dividem entre os defensores do padrão europeu de TV digital, chamado de DVB, o padrão japonês, o ISDB e o americano, o ATSC. Segundo informações do Ministério das Comunicações, o processo de transição entre os dois formatos levaria pelo menos 10 anos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Sexta, 25 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)