Cassilândia, Quinta-feira, 27 de Abril de 2017

Últimas Notícias

02/03/2004 09:32

Brasil e Equador firmar acordo sobre urnas eletrônicas

TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Sepúlveda Pertence, firmou ontem acordo preliminar com o presidente do TSE do Equador, Nicanor Moscoso, para cooperação tecnológica que permitirá a utilização de 800 urnas eletrônicas brasileiras nas eleições municipais equatorianas, a serem realizadas em outubro próximo. O acordo foi firmado na manhã de hoje no Panamá, onde Pertence representa o Brasil na 2ª Reunião Interamericana de Tecnologia Eleitoral.

O presidente do TSE lembrou que, com o apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA), o convênio formal deverá ser sacramentado em meados de abril, em Quito. O acordo também prevê a participação de técnicos do TSE brasileiro para acompanhamento e eventual manutenção das urnas eletrônicas utilizadas.

Na abertura da 2ª Reunião Interamericana de Tecnologia Eleitoral, Sepúlveda Pertence reafirmou que o TSE está aberto a novos convênios de cooperação similar ao do Equador e que anteriormente já foram firmados com Paraguai, México e Argentina, onde, em 2003, foram utilizadas urnas eletrônicas brasileiras em eleições gerais, municipais e provinciais.

Pertence destacou que os acordos devem ser fechados por meio da OEA, organização que se encarrega das despesas de transporte e seguro dos equipamentos. Esclareceu ainda que ao Tribunal cabe apenas ceder as urnas e técnicos que se responsabilizam pela instalação e manutenção.

Estão participando do encontro no Panamá, que termina hoje, terça-feira, além do Brasil e Panamá, representantes dos Estados Unidos, Argentina, Nicarágua, Peru, Paraguai, Colômbia, República Dominicana, Equador, Honduras, Guatemala, Uruguai, México, Costa Rica e Chile.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 26 de Abril de 2017
Terça, 25 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)