Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/01/2006 13:10

Brasil e Alemanha farão intercâmbio cultural

Agência Brasil/Thaís Leitão

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, lançou hoje (5), no Rio de Janeiro, a Copa da Cultura, que vai ocorrer ao longo do ano com programações no Brasil e na Alemanha. O objetivo do programa de intercâmbio cultural, segundo Gil, é intensificar as relações comerciais entre os dois países. De acordo com o ministro, com a realização da Copa do Mundo de Futebol este ano na Alemanha, que deve atrair 600 mil turistas, será possível mostrar ao mundo que o Brasil vai além dos estereótipos do samba e futebol.

O Ministério da Cultura (MinC) vai destinar R$ 11,5 milhões para a realização do evento. Brasil e Alemanha vão financiar cada um 50% do custo total de R$ 25 milhões.

"Será uma invasão brasileira, um banho de brasilidade, uma goleada de arte com aquilo que o Brasil tem de mais interessante e mais rico, que é a sua cultura", disse o ministro. Para ele, não se trata de relegar as tradicionais marcas brasileiras, como samba e futebol, mas mostrar para o mundo que o Brasil evoluiu. "A nossa cultura é fruto do que somos e do que fomos, não podemos relegar essas vocações. Mas o fato de ir além é uma conseqüência natural. O Brasil hoje é conhecido também como excelência em moda e em design, por exemplo".

A Copa da Cultura vai promover, ao longo de 2006, mais de 200 eventos de cultura brasileira em cerca de 30 cidades alemãs, incluindo shows de música popular, cinema, peças de teatro e dança, exposições fotográficas, entre outros. Na véspera do primeiro jogo da Copa do Mundo, será realizado em Munique o Show da Paz, com a participação de músicos brasileiros e de artistas de outros países. A renda do evento será parcialmente revertida para o Unicef/Brasil e para os Pontos de Cultura, programa de inclusão digital do governo federal.

Segundo Gilberto Gil, a exemplo do que aconteceu no ano passado, com o Ano do Brasil na França, o país poderá ampliar sua visibilidade no exterior, aumentando o mercado global para os artistas e produtos culturais nacionais. A programação na França reuniu 15 milhões de pessoas em 436 eventos. "Com a Copa da Cultura, o Brasil sairá duplamente vitorioso, não apenas em campo. Os benefícios serão inúmeros, tanto em termos de turismo, como de geração de emprego e renda, como de atração de novos negócios para o Brasil".

A Copa da Cultura também vai trazer atividades alemãs aos brasileiros. Parte da produção cultural da Alemanha, por meio de eventos literários, de música popular, cinema e artes plásticas, será apresentada no Brasil este ano e principalmente em 2007.

Para realizar a Copa da Cultura, o MinC conta com o apoio da Embaixada do Brasil em Berlim, o Insitituto Goethe e a Casa das Culturas do Mundo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)