Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil deve passar EUA na produção de soja

05 de maio de 2005 - 14:12

O Brasil deve ultrapassar os Estados Unidos na liderança mundial da produção de soja nos próximos três anos à medida em que os fazendeiros nacionais avançam a fronteira agrícola em território amazônico.

A estimativa é de um organismo americano, o U.S. Foreign Agricultural Service (Serviço de Agricultua do EUA, na tradução literal), a partir de seu escritório em Brasília, que projeta uma colheita de 59 milhões de toneladas de grãos até janeiro de 2007, que leva em conta uma taxa anual de crescimento de 8,3%.

O documento informa que de três a cinco anos o Brasil pode se tornar o maior produtor mundial de soja a partir da expansão das plantações para o nordeste dos Estados do Mato Grosso, Tocantins e Pará.

Para este ano, o Departamento de Agricultura dos EUA estima uma safra de 54 milhões de toneladas, a terceira redução das estimativas neste ano devido à estiagem que afeta as plantações brasileiras.

Essa estiagem afetou os preços do grão na Bolsa de Chicago, indicador mundial dos preços para commodities, que subiu 26% desde o dia 4 de fevereiro, data em que as cotações desceram para o seu menor nível em 31 meses.

A próxima safra, no entanto, será ampliada pelo avanço da fronteira agrícola para além do cerrado, tradicional área para o plantio dos grãos.

O organismo americano calcula que os fazendeiros brasileiros podem expandir a área plantada de soja em 3,5% até 2007. As exportações da commodity também devem aumentar neste período em 22% e atingir 23,45 milhões de toneladas.

SIGA-NOS NO Google News