Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil consome remédios em excesso, diz ONU

Agência do Rádio - 28 de junho de 2011 - 07:25

Vários brasileiros consomem medicamentos em excesso, principalmente analgésicos e remédios para emagrecer a base de anfetaminas. Segundo um relatório recente, feito pela Organização das Nações Unidas, existem atualmente na América do Sul cerca de novecentas mil pessoas entre 15 e 64 anos que ingerem medicamentos sem antes ouvir o diagnóstico médico. O Coordenador Nacional do Programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde, Marco Aurélio Pereira, faz um alerta para o uso indiscriminado de medicamentos:

\"O medicamento em alguns momentos passou a ocupar o lugar do cachorro, como melhor amigo do homem. Nós precisamos ter cuidado com isso. Ele é um instrumento da saúde, um instrumento da mais alta importância. Nós até podemos não ter o uso de medicamentos para curar determinados males, mas ele em sumO é essencial e precisa ser visto com muito respeito.\"

O relatório da ONU apontou também que, além de consumir em excesso analgésicos e emagrecedores, o Brasil está com altas taxas de uso de estimulantes. O consumo excessivo de remédios pode causar dependência e levar até à morte. Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicos da Fundação Oswaldo Cruz mostram que 30 por cento dos casos registrados de intoxicação são decorrentes do uso abusivo de medicamentos.

Reportagem, Débora Rocha


SIGA-NOS NO Google News