Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil conquista novas vagas para o Mundial de Tênis

CPB - 11 de fevereiro de 2006 - 08:42

O Comitê Paraolímpico Internacional de Tênis de Mesa (IPTTC) acaba de divulgar a relação parcial dos novos atletas selecionados para o Mundial de Tênis de Mesa, que será realizado de 22 de setembro a 2 de outubro, na Suíça. Entre os recém-convocados, destaque para os três brasileiros que conquistaram o direito de representar o país na badalada competição a partir do ranking mundial: a goiana Jane Karla Rodrigues, 7ª colocada da classe 8*, e os paranaenses Ezequiel Babes (26º da classe 4) e Rosângela Dalcin (17ª da classe 3).

As dez vagas que o Brasil já possuía foram garantidas ao longo do ano 2005 diretamente em competições internacionais, como o Parapan-americano de Tênis de Mesa, realizado em Mar del Plata, Argentina, em julho de 2005. Por enquanto, 13 mesatenistas estão com o passaporte garantido para a Suíça. “O sonho de qualquer atleta é chegar ao Mundial e à Paraolimpíada, nós treinamos para isso”, afirma Jane Karla, que irá à competição pela primeira vez. As últimas conquistas da mesatenista foram duas medalhas (uma prata no open** e um bronze individual) no US Open de Tênis de Mesa, que ocorreu em Las Vegas, em dezembro de 2005. Ezequiel Babes garantiu um bronze por equipe no mesmo campeonato.

O Brasil ainda tem chances de conquistar novas vagas para o Mundial. Para isso, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) enviará uma solicitação para o IPTTC. As novas vagas serão divulgadas pelo órgão internacional até o meio de março.

Brasileiros convocados para o Mundial de Tênis de Mesa: Carlo di Franco Michell (MG), Carlos Henrique Bueno (SP), Carolina Maldonado (SP), Cristovam Jaques (DF), Ecildo Lopes (RN), Edimilson Pinheiro (SP), Ezequiel Babes (PR), Iranildo Conceição (DF), Ivanildo Freitas (SP), Jane Karla Rodrigues (GO), João Fernando Nascimento (RO), Luiz Algacir (PR) e Rosângela Dalcin (PR).

* No tênis de mesa, os jogadores com deficiência física competem em dez classes. Da classe 1 até a classe 5 estão agrupados os cadeirantes. Da classe 6 até a 10 estão os mesatenistas andantes. A classe 11 é disputada pelos deficientes mentais. Segue-se a lógica de que quanto maior o número da classe, menor é o comprometimento físico do atleta.

** O Open é uma prova que mescla vários tipos de deficiência (cadeirantes de diferentes classes podem competir entre si, e, da mesma forma, andantes). Quando atletas com maior comprometimento ganham de outro com uma deficiência menos severa, somam mais pontos no ranking internacional.

SIGA-NOS NO Google News