Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil conhece adversários do Grupo B na competição continental

FPF - 12 de novembro de 2010 - 05:05

Nesta quinta-feira, 11 de novembro, na cidade de La Plata na Argentina, houve o sorteio dos grupos da Copa América de Futebol que será disputada no ano seguinte entre os dias 03 e 24 de julho. Além da cidade em que ocorreu o sorteio, as outras sedes do torneio são Santa Fé, Córdoba, San Juan, Mendoza, Salta e Jujuy, além de Buenos Aires, que receberá a decisão no estádio Monumental de Nuñez.

Cabeça de chave do Grupo B, o Brasil foi representado por Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol e membro do Comitê Executivo da Conmebol.

País-sede, terceiro colocado no ranking da FIFA e semifinalista da Copa do Mundo na África do Sul, Argentina, Brasil e Uruguai, respectivamente, são os cabeças de chave da competição que terá 12 clubes dividas em três grupos.

A Argentina terá a companhia da Colômbia, Bolívia e do convidado Japão no Grupo A. O Brasil, no Grupo B, terá os rivais Paraguai, Equador e Venezuela. Já o Uruguai, cabeça de chave do Grupo C enfrenta o Chile, México e Peru.

Histórico

Dentre todos os torneios de seleções disputados no mundo, a Copa América é o mais antigo de todos. Sua primeira edição foi na Argentina, em 1916. O país, que será sede do torneio no ano que vem, criou a competição com o intuito de comemorar o centenário de sua independência.

Até hoje 42 Copas Américas foram disputadas. Das quinze seleções que disputaram a competição, sete conquistaram o título. Duas seleções dividem o primeiro lugar em número de títulos. Argentina e Uruguai venceram 14 vezes cada uma. O Brasil vem logo atrás com 8 títulos. Peru e Paraguai levantaram o título duas vezes cada. Colômbia e Peru venceram uma vez.

A Seleção Brasileira foi a vencedora das duas últimas edições. Em 2007 na Venezuela e 2004 no Peru. Todas as três vezes que foi sede da Copa América, o Brasil levou o título, isso aconteceu nos anos de 1919, 1922, 1949 e 1989. As outras duas conquistas brasileiras foram em 1997 na Bolívia e 1999 no Paraguai. Além disso, chegou em mais onze finais, mas não se sagrou campeão.

O primeiro gol foi marcado pelo uruguaio José Piendebene. Já em 1955 no Chile, o jogador da seleção anfitriã Hormanzábal marcou o milésimo gol do torneio. O mexicano Luiz Hernández marcou o gol de número 2000 na Bolívia, em 1997.

Confira os grupos da Copa América de 2011:

Grupo A

Argentina
Colômbia
Japão
Bolívia

Grupo B

Brasil
Paraguai
Equador
Venezuela

Grupo C

Uruguai
Chile
México
Peru


SIGA-NOS NO Google News