Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil busca acordo com Estados Unidos para retomar exportação de carne processada

Danilo Macedo, Agência Brasil - 29 de maio de 2010 - 17:36

Brasília - O Ministério da Agricultura informou que pretende resolver a partir da próxima semana as diferenças entre os processos de certificação brasileiro e norte-americano de carne processada. O uso de sistemas distintos de avaliação levou os Estados Unidos a impedirem a entrada de um lote do frigorífico JBS Friboi na semana passada. Por causa disso, o governo brasileiro suspendeu as certificações e embarques de carne processada para os Estados Unidos.



As autoridades norte-americanos alegaram que as carnes continham o vermífugo Ivermectina acima do limite permitido pela legislação de seu país. De acordo com o Ministério da Agricultura, o problema está na metodologia de certificação aplicada pelos dois países, que apresentam algumas diferenças. Para corrigi-las, técnicos dos dois países se reunirão nos próximos dias para chegar a um acordo sobre os critérios adotados.



Enquanto isso, o atual modelo de certificação e, consequentemente, as exportações de carne processada para os Estados Unidos estão suspensos até que um novo padrão seja definido. Os norte-americanos gastaram, nos três primeiros meses deste ano, US$ 49 milhões com a importação desses produtos do Brasil, aparecendo como o maior importador.



Edição: João Carlos Rodrigues

SIGA-NOS NO Google News