Cassilândia, Quinta-feira, 29 de Junho de 2017

Últimas Notícias

08/07/2004 08:42

Brasil assume hoje presidência temporária do Mercosul

Gabriela Guerreiro e Carolina Pimentel /ABr

O Brasil assume hoje a presidência temporária do Mercosul, durante a 26ª reunião de cúpula, com o desafio de impulsionar o bloco econômico e aumentar o comércio com outros mercados internacionais.

Na última reunião do bloco, realizada no final do ano passado em Montevidéu (Uruguai), os presidentes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai aprovaram um plano de trabalho com as metas a serem implementadas entre 2004 e 2006. O objetivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agora, é colocar em prática as principais ações do plano, criadas em uma iniciativa inovadora em busca de soluções para os principais desafios do bloco.

O plano de trabalho é dividido em várias frentes. A primeira delas pretende consolidar a união aduaneira dos países membros, com a livre circulação de produtos dentro do Mercosul e regras comuns nas aduanas dos quatros países. Além disso, os presidentes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai pretendem aperfeiçoar a Tarifa Externa Comum (TEC) cobrada para produtos fabricados em países que não integram o bloco econômico. As negociacoes avançam para que durante a reunião em Puerto Iguazú seja oficializada a criação do Tribunal Permanente de Revisão do bloco, um órgão que vai dar a palavra final em disputas comerciais entre os membros do Mercosul.

Atualmente, quando países do bloco divergem sobre temas comerciais, os impasses acabam sendo resolvidos em instâncias internacionais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC). O Tribunal Arbitral que existe hoje no bloco permite a apelação em outros órgãos solucionadores de conflitos comerciais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 29 de Junho de 2017
Quarta, 28 de Junho de 2017
10:00
Receita do Dia
Terça, 27 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)