Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil aprova primeira vacina contra o vírus HPV

Alessandro Perin/Campo Grande News - 29 de agosto de 2006 - 21:21

A primeira vacina que protege as mulheres contra o HPV (papilomavírus humano), vírus responsável por mais de 95% dos casos de câncer de colo do útero, foi aprovada ontem pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

De acordo com a Folha On line, atualmente a doença mata sete mil brasileiras por ano e afeta quase 20 mil. A vacina foi batizada como Gardasil, e foi aprovada para mulheres entre 9 e 26 anos, faixa etária envolvida nos estudos clínicos necessários para a aprovação da droga.

Entretanto, apesar de aprovada, a vacina deve chegar ao país até o final do ano, mas ainda não está certa a sua distribuição na rede pública de saúde. São necessárias três doses para a imunização.

Segundo a Folha On line, ainda estão em andamento estudos para avaliar a eficácia dela em homens de 16 a 26 anos e em mulheres de 27 a 45. A vacina protege contra o HPV tipos 6, 11, 16 e 18. Além de prevenir o câncer de colo do útero, ela também imuniza contra os pré-cânceres cervicais e pré-cânceres vulvares e vaginais causados pelos tipos 16 e 18 e verrugas genitais e lesões cervicais de baixo grau.

SIGA-NOS NO Google News