Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil amplia rigor ao gado paraguaio

Famasul Notícias - 21 de julho de 2005 - 16:17

O Brasil só vai comprar carne com osso, carne não-maturada, animais vivos para reprodução, material genético (sêmen e embriões) e outros produtos de origem bovina do Paraguai após a visita de uma missão técnica que será enviada àquele país para analisar in loco as condições onde são mantidos estes produtos. A informação é do diretor de programa da área animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa), Inácio Kroetz. O Brasil já importa carne desossada e maturada do Paraguai.

A importação deve atender aos requisitos sanitários definidos pelo Brasil, entre os quais a exigência de que os estabelecimentos exportadores sejam habilitados pelo Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai (Senacsa) e pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa (Dipoa). O assunto foi discutido na terça-feira, durante reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, na qual também ficou definido que ao menos por enquanto a medida que permite a entrada de gado paraguaio no Brasil não será revogada.

Inácio Kroetz explicou que a circular nº 28, que autorizou a importação destes produtos, ainda está vigente. A cautela do Governo, apesar da insistência da classe pecuária sul-matogrossense, é explicada pelo fato de o Governo paraguaio ter afirmado na semana passada, no jornal ABC Color, que caso a portaria fosse revogada, poderia deixar o Mercosul.

SIGA-NOS NO Google News