Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

23/11/2004 14:07

Brasil abriga um terço dos portadores de HIV

Dourados News

Mais de um terço dos portadores do vírus da Aids na América Latina vivem no Brasil, indica relatório anual do ONUAids, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV, e da OMS (Organização Mundial da Saúde). Com cerca de 400 milhões de habitantes, a América Latina tem por volta de 1,7 milhão de pessoas portadoras do vírus da Aids (0,43% da população). Cerca de 600 mil casos são no Brasil, que tem 177 milhões de habitantes (0,34% da população está infectada).

A epidemia, segundo o relatório divulgado nesta terça-feira, estende-se por todas as regiões do Brasil, mas mostra algumas variações, segundo especialistas. "No começo [a Aids] afetou principalmente a homens que tinham relações sexuais com outros homens e também a usuários de drogas injetáveis, mas agora a epidemia se tornou mais heterogênea", avalia o documento. "A transmissão heterossexual é responsável atualmente por uma proporção crescente das infecções pelo HIV, e as mulheres são cada vez mais afetadas."

Segundo o ONUAids, há atualmente cerca de 610 mil mulheres portadoras do vírus da Aids na América Latina. Em 2004, cerca de 95 mil pessoas morreram na região e outras 240 mil foram infectadas pelo HIV. Mesmo assim, o relatório aponta o Brasil como "referência" entre os países em desenvolvimento.

"O governo brasileiro introduziu uma iniciativa para identificar mulheres grávidas e oferecer-lhes o teste do HIV, proporcionar serviços para prevenir a transmissão da mãe para o filho e, nos casos pertinentes, tratar as mulheres e os recém-nascidos", relata a OMS, não sem destacar a grande disseminação da doença entre mulheres de baixa renda e pouco acesso a educação. O consumo de drogas também contribui "consideravelmente" na difusão da epidemia. "Em algumas regiões, os usuários de drogas injetáveis constituem no mínimo a metade dos casos de Aids", advertem os autores do documento. No sul do país, alertam, estas pessoas seguem correndo alto risco de infecção.






Folha On Line

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)