Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil abriga um terço dos portadores de HIV

Dourados News - 23 de novembro de 2004 - 14:07

Mais de um terço dos portadores do vírus da Aids na América Latina vivem no Brasil, indica relatório anual do ONUAids, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV, e da OMS (Organização Mundial da Saúde). Com cerca de 400 milhões de habitantes, a América Latina tem por volta de 1,7 milhão de pessoas portadoras do vírus da Aids (0,43% da população). Cerca de 600 mil casos são no Brasil, que tem 177 milhões de habitantes (0,34% da população está infectada).

A epidemia, segundo o relatório divulgado nesta terça-feira, estende-se por todas as regiões do Brasil, mas mostra algumas variações, segundo especialistas. "No começo [a Aids] afetou principalmente a homens que tinham relações sexuais com outros homens e também a usuários de drogas injetáveis, mas agora a epidemia se tornou mais heterogênea", avalia o documento. "A transmissão heterossexual é responsável atualmente por uma proporção crescente das infecções pelo HIV, e as mulheres são cada vez mais afetadas."

Segundo o ONUAids, há atualmente cerca de 610 mil mulheres portadoras do vírus da Aids na América Latina. Em 2004, cerca de 95 mil pessoas morreram na região e outras 240 mil foram infectadas pelo HIV. Mesmo assim, o relatório aponta o Brasil como "referência" entre os países em desenvolvimento.

"O governo brasileiro introduziu uma iniciativa para identificar mulheres grávidas e oferecer-lhes o teste do HIV, proporcionar serviços para prevenir a transmissão da mãe para o filho e, nos casos pertinentes, tratar as mulheres e os recém-nascidos", relata a OMS, não sem destacar a grande disseminação da doença entre mulheres de baixa renda e pouco acesso a educação. O consumo de drogas também contribui "consideravelmente" na difusão da epidemia. "Em algumas regiões, os usuários de drogas injetáveis constituem no mínimo a metade dos casos de Aids", advertem os autores do documento. No sul do país, alertam, estas pessoas seguem correndo alto risco de infecção.






Folha On Line

SIGA-NOS NO Google News