Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasil: 92% do rebanho bovino em área livre de aftosa

Kelly de Oliveira/ABr - 31 de janeiro de 2004 - 15:47

Neste ano, 92% do rebanho bovino do país estarão em área livre de febre aftosa, com vacinação. Está é a previsão do Ministério da Agricultura, que estimou, também, que em 2005, todo o rebanho do país estará livre da doença, com vacinação. No ano passado, havia 84% do rebanho vacinado.

Segundo o ministério, desde 2001, o Brasil não tem registro de febre aftosa, mesmo nas regiões Norte e Nordeste, consideradas de risco. O diretor do Departamento de Defesa Animal do ministério, Rui Eduardo Vargas, disse que, em maio, a Organização Mundial de Saúde Animal vai reconhecer o Acre e o centro-sul do Pará como áreas livre de febre aftosa, o que refletirá no aumento das exportações.

“Isso vai nos colocar em uma situação invejável em relação a outros produtores de carne. Tivemos um desempenho bom no ano passado, nas exportações de carne, com aumento de 30% e estamos em situação favorável, tendo em vista os eventos sanitários que estão ocorrendo em outros países”, afirmou. Para o diretor, o Brasil está “apto” a aumentar a oferta de carne no exterior, devido ao controle de sanidade do produto.

Vargas estimou que as exportações de frango também devem aumentar, neste ano, devido à gripe do frango. “Atualmente, o Brasil exporta 20% do que produz e teve atingir 30%, com a crise”, prevê.

Nesta semana, o Comitê Veterinário da União Européia, decidiu reduzir as inspeções sobre a carne de frango brasileira. A partir de fevereiro, apenas 20% da carne serão avaliados. Antes, toda a carne passava por avaliação. O objetivo da inspeção é detectar se carne está contaminada por nitroflurano, uma substância tóxica. Segundo Vargas, desde maio de 2003, está proibido a utilização do nitroflurano. Com isso, o produtor brasileiro diminuiu os custos com estocagem. Isto porque o resultado da análise leva 14 dias.

Vargas afirmou também que o Governo Federal vai destinar R$ 7 milhões a investimentos em sanidade animal e vegetal, neste primeiro semestre. A partir de julho, serão liberados mais recursos, ainda não estipulados. Segundo Vargas, o valor total do ano deve superar os R$ 20 milhões liberados em 2002.

SIGA-NOS NO Google News