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29/03/2007 10:44

BR 158: veículos retidos e 18 multados na "hypnos"

Polícia Rodoviária Federal
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Veja o boletim da movimentação operacional da Polícia Rodoviária Federal, na BR 158:

Boletim referente ao dia 28 de março de 2007

BALANÇO OPERACIONAL DIÁRIO

Fiscalizações de Trânsito
Veículos Fiscalizados 360
Autos de Infração extraídos 34
CNH recolhidas 1
CRLV recolhidos 3
Veículos retidos no pátio PRF 4*


Foi realizada, no âmbito da circunscrição da Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul, a "Operação hypnos", iniciativa inédita entre os órgãos (DRT e PRF), cujo alvo foi a fiscalização do registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo (Tacógrafo). Em Paranaíba foram lavrados 16 autos de infração referentes à Operação supracitada.

* Em Paranaíba, no km 90 da BR 158 às 9h30min de 28/03/07, foi retido o veículo Scania/T112, placa BWO-5044/MS, por transitar com Autorização Especial de Trânsito – AET - em desacordo com o estabelecido pela autoridade competente.

* Em Paranaíba, no Km 89 às 02h30min de 29/03/07 foi retido o veículo Volvo/NL 10, placas BWT-6150 de Itajobi/SP, por transitar com excesso de peso de 15.450kg de madeira.

* Em Paranaíba, no Km 89 às 02h30min de 29/03/07 foi retido o veículo M.Benz/L1620, placas HRO-6369 de Aparecida do Taboado/MS, por transitar com excesso de peso de 7420kg de carvão vegetal.


* Em Paranaíba, no Km 89 às 04h50min de 29/03/07 foi retido o veículo Volvo/FH-12, placas GOR-6727 de Regente Feijó/SP, por transitar com excesso de peso de 13950kg de milho em grãos.

Apreensões / Prisões
Apreensões 1**
Prisões 1**

** Em Paranaíba, no km 89 da BR-158 às 15h00min de 28/03/07, foi apreendido o veículo M.Benz/L1620, placas LWM-6281 de Teresina-PI, por estar com suspeita de adulteração do numeral do motor e sem plaqueta de identificação do mesmo. O Veículo e o condutor foram encaminhados para a Polícia Civil Local para as providências de praxe.


O que é o tacógrafo?
A origem da palavra Tacógrafo, vem do grego: tacos – movimento, e grhaphos – escrita do movimento. Este equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo surgiu na Europa, com o propósito de controlar o movimento da frota de veículos comerciais.

De acordo com a Resolução 14/98 do Contran, o Tacógrafo é considerado como equipamento obrigatório para os seguintes veículos: a) veículo de tranporte de produtos perigosos; b) de tranporte de escolares; c) de transporte de passageiros, com mais de dez lugares; d) no transporte de carga com capacidade máxima de tração (CMT) superior a dezenove toneladas.

A principal vantagem do equipamento é disponibilizar a qualquer momento numa fiscalização, as seguintes informações: I) velocidades desenvolvidas. II) distãncia percorrida pelo veículo; III) tempo de movimentação do veículo e suas interrupções; IV) data e hora de início da operação; V) identificação do veículo; VI) identificação dos condutores; VII) identificação de abertura do compartimento que contém o disco ou emissão da fita diagrama.

À Polícia Rodoviária Federal é permitido multar por falta ou defeito do tacógrafo, mas não é permitido utilizar as informações do equipmanto para realizar fiscalização, como por exemplo, de notificar o caminhão por excesso de velocidade devido à falta de regulamentação que estabeleça parâmetros e pela ausência de uma discussão sobre o assunto com a sociedade quanto a sua efeciência e legalidade.

Contudo, o Tacógrafo tem a finalidade de possibilitar tanto à Polícia quanto ao dono do veículo, em caso de eventual acidente, verificar se o motorista incorreu em imprudência, imperícia ou negligência relativamente à velocidade desenvolvida, o que possibilita a apuração de eventual culpa e consequente responsabilização.


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